Saiba o que é broca do abacate e seus danos na plantação

O Brasil é muito conhecido por sua vasta variedade de frutas, todas sempre de muita qualidade e sabor. O abacate é uma dessas frutas que têm se destacado cada vez mais no mercado nacional e internacional.

Esse fruto é muito adaptável a diferentes tipos de solos e climas, por isso, se desenvolve bem em diversas regiões. Mesmo assim, essa fruta rica em vitaminas e fibras também está suscetível a ataques de pragas, como a broca-do-abacate, por exemplo.

Neste conteúdo, falamos mais sobre essa praga, os danos que ela oferece, os desafios de um manejo correto e eficaz e mais! Então, continue com a leitura até o final para saber como proteger a sua plantação para ela dar frutos saudáveis e de qualidade.

O que é broca do abacate?

Stenoma catenifer, conhecida popularmente por broca do abacate, é uma praga nativa da região Neotropical, historiada na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Perú e Venezuela. 

No nosso país, ela é comumente encontrada nas principais regiões produtoras do abacate no Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. 

O ataque às plantas do abacateiro pode ocorrer em qualquer fase de seu desenvolvimento e ocorre através da oviposição feita pelas fêmeas da espécie. Os ovos são depositados em ramos verdes e próximos ao pedúnculo do fruto de abacate.

 A fêmea pode produzir até 200 ovos durante toda sua vida. E, a pupação ocorre tanto dentro das sementes, quanto nos frutos caídos sob a copa. Essa fase dura de 14 a 15 dias.

Danos causados pela broca do abacate

A broca do abacate pode causar a perda total da produção da cultura. Os maiores danos ocorrem durante a fase jovem da praga, quando a larva da broca perfura a casca do fruto para se alimentar da polpa. O ataque pode atingir o endocarpo e o caroço no último instar.

Como o ataque é muito invasivo, danificando o fruto interna e externamente, ele também leva à queda prematura dos frutos. Além disso, a praga pode broquear ramos jovens. E, dependendo do nível de infestação, o caule de plantas jovens também podem ser broqueados.

O buraco causado pela penetração da larva no fruto também pode servir de porta de entrada para microrganismos que causam o aceleramento de deterioração do fruto. Quando o abacate é atingido pela broca, encontra-se no fruto excrementos, próximos aos orifícios de penetração das lagartas.

Monitoramento da praga

De acordo com o Manejo Integrado de Pragas (MIP), o monitoramento é essencial para saber quando e como deve ser feito o controle da broca do abacate, principalmente se tratando do controle químico.

Por conta do comportamento da larva da broca, que possui fases de vida distintas, fazer a amostragem com a própria praga é uma tarefa muito difícil. Por isso, neste caso o monitoramento é feito através de amostragem das plantas e frutos danificados.

Controle e seus desafios

Existem poucas informações sobre a cultura do abacate e sobre a broca do abacate, o que dificulta na hora de fazer um controle correto e eficaz. 

É muito importante ter conhecimento biológico sobre a praga, visto que alguns de seus comportamentos e características impactam na forma como o manejo deve ser feito.

No entanto, existem três tipos de controle muito usados na agricultura. Nos tópicos abaixo falamos mais sobre cada um deles.

Biológico

O controle biológico é muito usado em diversas culturas, inclusive na do abacate. Nele, é feito o uso de parasitóides. No caso do abacate, é usado o Apanteles sp.

Outros parasitóides usados são os Dolichogenidea, Hypomicrogaster, Chelonus, Hymenochaonia, Eudeleboea e Pristomerus

Químico

O uso de controle químico na plantação de abacate contra a broca do abacate requer muita atenção e cuidado. Isso porque, como mencionado anteriormente, não existem muitas informações sobre a praga, o que pode induzir os produtores a usarem produtos errados.

O controle químico deve ser feito apenas quando a presença da praga for comprovada e com produtos devidamente registrados para a cultura.

Cultural

Evitar deixar frutos e plantas infestadas pela praga na plantação ou no solo, realizar podas com o objetivo de arejar e iluminar a plantação e fazer a limpeza do local de plantação são ações do controle cultural.

Potencializando o controle da broca-do-abacate com Traçador

O Traçador é um bioadjuvante multifunção com ação única, composto pela associação de terpenos e polifenóis. Esse produto foi desenvolvido com base nos conceitos de sustentabilidade. Sendo zero resíduo e sem a necessidade de período de carência para aplicação.

Ele age potencializando a eficiência dos inseticidas, garantindo resultados ainda melhores no manejo de pragas, como a broca do abacate, por exemplo. 

Entre em contato com a equipe Green Place e saiba como ter nossos produtos nas suas plantações!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!