No blog da Green Place é possível encontrar diversos conteúdos sobre a soja e outros grãos. Mas, neste texto, vamos tratar especificamente das doenças da soja causadas por fungos.
Sabemos que todas as culturas estão sujeitas a alguns riscos, sejam eles causados por fenômenos naturais, como seca ou excesso de chuva, ou por doenças que atingem as lavouras.
Seja qual for o problema e desafio encontrado, é crucial que o agricultor saiba identificá-lo para saber como fazer o manejo correto e proteger a plantação. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo mais focado.
Desse modo, esperamos ajudar na identificação e na luta contra os fungos que causam algumas das principais doenças da soja. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue com a leitura até o final!
Colheita
Antes de focarmos nos principais fungos e doenças da soja, vamos falar de alguns pontos importantes para essa cultura. Como, por exemplo, a colheita e o que pode dar errado nesse processo.
A colheita é um dos pontos mais importantes de todo o processo produtivo da leguminosa. Para saber o momento certo de realizar a colheita, é preciso prestar atenção nos sinais físicos que a planta mostra.
Os sinais de que as plantas da soja estão se aproximando da maturação são: as folhas ficam com tons amarelados e começam a cair, as vagens secam e as sementes perdem umidade.
Quando 95% das vagens apresentarem coloração marrom ou cinza, é hora de começar a colheita de forma imediata.
O que pode afetar a colheita
Como mencionado no tópico acima, alguns fatores podem impactar a colheita. A começar pelos equipamentos automotrizes que costumam cortar as plantas rente à superfície do solo.
Dependendo da época da semeadura, a soja apresenta diferentes tipos de sensibilidade. Com isso, as primeiras vagens, que ficam mais próximas ao solo, podem apresentar inserção, devido a redução da altura das plantas.
Desníveis do terreno em que a soja foi plantada também afeta a colheita. Isso porque, essas irregularidades dificultam o trabalho da colhedora. A altura de corte das plantas sofrem variações.
Desse modo, o que pode acontecer é algumas vagens nem serem colhidas, enquanto outras são cortadas ao meio.
A presença de plantas daninhas também dificulta esse processo. Isso porque, as ervas daninhas deixam a umidade alta por muito tempo, o que torna o processo da colhedora mais trabalhoso.
Fertilidade do solo
Para a cultura da soja, a melhor forma de atingir o melhor manejo da fertilidade do solo é através da adubação. A adubação é o método que mais garante resultados positivos referente a produtividade.
No entanto, nem sempre esse método irá garantir uma resposta 100% benéfica. Isso porque, a reação à adubação depende da condição de fertilidade do solo e se as condições climáticas estão favoráveis às exigências da cultura.
Doenças da soja causadas por fungos
Assim como outras culturas, a soja também é afetada por diversas doenças. Até o momento, cerca de mais de 40 doenças causadas por nematóides, bactérias, vírus e fungos já foram identificadas e classificadas no Brasil.
Como falamos na introdução deste conteúdo, aqui vamos focar nas doenças da soja causadas por fungos. Nos tópicos abaixo detalhamos mais as principais delas. Confira!
Podridão de carvão da raiz
Essa doença, causada pelo fungo Macrophomina phaseolina. pode afetar a planta desde o momento da germinação. Isso porque, o fungo habita no solo e pode ser transmitido pelas sementes.
Os primeiros sintomas de que a planta está infectada é o aparecimento de lesões marrom-avermelhadas e superficiais.
A falta de preparo do solo facilita o aparecimento deste fungo. Plantas com pouca tolerância à seca estão mais sujeitas a ataques do Macrophomina phaseolina.
Podridão branca da haste
A Podridão branca da haste também conhecido como mofo-branco é causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum., a doença é perceptível quando manchas encharcadas aparecem na planta. Com o tempo, essas manchas evoluem para uma coloração castanho-clara e logo em seguida evoluem para micélio branco e denso.
Esse tipo de fungo pode infectar qualquer parte da planta. No entanto, os locais mais comuns de começarem a apresentar a doença são as inflorescências das axilas das folhas e dos ramos laterais.
Temperatura amena, entre 10°C e 21°C, e alta umidade relativa do ar contribuem para a germinação e produção de esporos que, quando liberados no ar, infectam as plantas.
Cancro da haste
Causa pelo fungo Diaporthe phaseolorum., a Cancro da haste se manifesta por pequenos pontos negros que evoluem para manchas alongadas, com a coloração mudando de preta para um castanho-avermelhado.
Quando chegam em seu estado final, as manchas passam a ser de cor castanho-clara, com bordas castanho-avermelhadas. Infecções de nível severo causam quebra da haste e acamamento, essas lesões levam ao necrosamento da medula da planta.
Tombamento e mela ou requeima
A mela pode afetar a planta em qualquer fase de seu desenvolvimento e afeta principalmente a área aérea da planta. Já o tombamento ocorre no mesmo nível do solo, ocasionando podridão seca, de coloração castanho a castanho-avermelhada, levando ao estrangulamento da planta.
Períodos muito longos de umidade e temperaturas de 25°C a 30°C são propícios para a proliferação do fungo causador das doenças.
Podridão vermelha da raiz
Os fungos da espécie Fusarium, como os Fusarium solani, F. brasiliense, F. crassistipitatum e F. tucumaniae., são os responsáveis por causar a podridão vermelha da raiz. O primeiro sintoma não é visível. Isso porque, ele inicia de um a dois centímetros abaixo do nível do solo.
Já a haste apresenta coloração castanho-clara e na parte aérea da planta é possível ver o amarelecimento prematuro das folhas e necrose entre as nervuras.
Mancha olho-de-rã
Cercospora sojina. é o fungo responsável pela doença da soja conhecida como mancha olho-de-rã. A doença pode acontecer em qualquer fase de desenvolvimento da planta, mas costuma acometer mais a soja na fase de florescimento.
Os sintomas aparecem primeiro como pequenos pontos de encharcamento, que eventualmente passam a ser manchas castanho-claras no centro, com bordos castanho-avermelhados. Pode afetar folhas, hastes, vagens e sementes.
Controle das doenças da soja com Green Place
A Green Place conta com um extenso catálogo de produtos específicos para as mais variadas culturas. Além de culturas específicas, existem produtos especiais para tratar diferentes doenças encontradas na agricultura.
Com as doenças da soja não é diferente. Navegando em nosso site, você encontra produtos destinados para a proteção da soja. Para tirar mais dúvidas, converse com nossos especialistas!