A alta expectativa para o agronegócio brasileiro em 2025

O agronegócio brasileiro sempre foi muito expressivo. No blog da Green Place é possível encontrar diversos conteúdos que mostram a importância desse mercado para o Brasil. Podemos notar a força desse setor no número de geração de emprego que a agricultura e a pecuária oferecem a cada ano.

A economia também tem muito o que agradecer a esses mercados. Tanto interna, quanto externamente. Os produtos brasileiros são altamente consumidos em território nacional e também internacional. 

E ao que tudo indica, o ano de 2025 será ainda mais promissor para o agronegócio. Reunimos neste conteúdo as informações e estimativas mais recentes sobre o mercado, dessa forma, nossos leitores ficam por dentro de tudo que está rolando. 

Então, para não perder nenhuma informação, continue com a leitura até o final!

Agronegócio brasileiro abre novos mercados

No final de dezembro de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou uma notícia muito animadora para o setor agro do Brasil! Foi feito o registro de abertura de 300 novos mercados internacionais para o agronegócio brasileiro!

Grande parte da razão por essa abertura histórica é a diversificação dos mercados. O Brasil já é muito conhecido pela exportação de grãos e carnes. Mas, para 2025,  gergelim, uvas frescas, erva-mate, embriões, açaí em pó, sementes, entre outros, também entram para a lista de produtos exportados.

Além dos citados acima, produtos que são fruto da “reciclagem animal”, como por exemplo, penas de aves, também foram adicionados à lista de produtos nacionais a serem exportados.

Essa abertura vem acompanhada de aumento de geração de empregos para os pecuaristas e produtores agrícolas do Brasil. O país também aumentou o número de adidos agrícolas. Ou seja, temos mais profissionais atuando nas representações diplomáticas do Brasil no exterior, com o objetivo de identificar oportunidades agrícolas.

No geral, no decorrer de dois anos, 11 novos postos estratégicos já foram criados. Resultando em 40 representantes brasileiros no exterior.

Expectativa para o agronegócio brasileiro

Mesmo com todas as incertezas que cercavam o agronegócio brasileiro em 2024, o Brasil ainda obteve bons resultados. Para ter uma ideia melhor, em abril de 2024 o país já havia exportado o equivalente a US$ 15,24 bilhões!

Para 2025, as expectativas são ainda mais altas. Isso se dá pelo fato do ano do agronegócio ter começado em melhores condições que o ano anterior. Existem alguns fatos e estimativas que contribuem para essa alta expectativa.

Nos tópicos abaixo você confere quais são essas estimativas e fatos de forma mais detalhada. 

Agronegócio em ascensão

Como mencionado anteriormente, neste mesmo conteúdo, o agronegócio brasileiro está crescendo e promete trazer números ainda melhores para este ano. 

Com a abertura de 300 novos mercados, e a estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos para a safra 2024/25, é impossível não ficar esperançoso para o que esse ano tem a proporcionar.

Forte comércio exterior

No ano de 2024 o mercado de exportação entre Brasil e China se aprofundou ainda mais, fazendo com que o país chinês se tornasse o principal parceiro comercial do Brasil. 

A China é um dos países com o maior mercado consumidor do mundo. Isso fez com que a demanda por commodities brasileiras, como a soja, por exemplo, fosse impulsionada. Para 2025, é esperado que esse laço continue ainda mais forte.

PIB – Produto Interno Bruto

O agronegócio é um dos setores que mais impactam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. E, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) do Brasil, o ano de 2025 terá um aumento de 5% em comparação com 2024, sendo a agricultura a maior responsável por esse aumento.

Parceria Mercosul-União Europeia

Em 6 de dezembro de 2024, após mais de 20 anos de negociações, o Acordo Mercosul-União Europeia finalmente foi concluído. Esse é o maior acordo comercial já feito pelo Mercosul. E, envolve cerca de 718 milhões de pessoas.

Além das pessoas, a economia dos dois blocos também se reúnem. E quando somadas, chegam a aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.

Esse acordo oferece oportunidades únicas para o país. O PIB pode aumentar, assim como a geração de empregos e da renda. É possível que as exportações da agricultura para a União Europeia cresçam em 6,7%!

Melhores produtos para o agronegócio brasileiro

Agora que já está por dentro do que esperar do agronegócio brasileiro para 2025, que tal começar a cuidar do seu negócio, das suas plantações, com produtos de qualidade e que não agridem o meio ambiente?

A Green Place conta com um extenso catálogo, com os mais variados tipos de insumos agrícolas destinados para diversas culturas. Todos desenvolvidos com os ideias da agricultura verde, promovendo uma agricultura mais sustentável.

Entre em contato e conheça mais sobre todos os produtos!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

agronegócio brasileiro blog green place produtora agrícola conferindo dados no tablet

A alta expectativa para o agronegócio brasileiro em 2025

O agronegócio brasileiro sempre foi muito expressivo. No blog da Green Place é possível encontrar diversos conteúdos que mostram a importância desse mercado para o Brasil. Podemos notar a força desse setor no número de geração de emprego que a agricultura e a pecuária oferecem a cada ano. A economia

SAIBA MAIS
agricultura e economia blog green place nota de dólar plantada na terra

Dólar, agricultura e economia: saiba como um impacta o outro

A agricultura tem papel fundamental na economia mundial, isso é inegável. Por isso, todos os anos, órgãos responsáveis fazem levantamento do que esperar para a agricultura e economia do ano que está iniciando.  São diversos fatores que impactam estes segmentos, como a desvalorização do Real, o aumento do Dólar, as

SAIBA MAIS
plano safra agricultura familiar green place

Saiba tudo sobre o Plano Safra Agricultura Familiar de 2025

Detalhes sobre o Plano Safra Agricultura Familiar 2024/25 começaram a ser divulgados em julho de 2024, quando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou o montante destinado ao crédito rural. Esse montante, que totaliza 76 bilhões de reais, faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!