Saiba os cuidados que a plantação de goiaba precisa

A goiaba é uma fruta que tem grande aceitação em todo território nacional. Podendo ser consumida de diversas formas, como suco, geleias, recheio para doces, e muito mais. A plantação da goiaba se adapta bem em locais tropicais, e mesmo sendo originária da América do Sul, se desenvolve bem na África e na Ásia.

Falando de Brasil, a região Nordeste do país é a que mais se destaca pela sua produção. Principalmente a região do Vale do São Francisco. Seu cultivo pode ser muito rentável, além de não exigir um custo tão alto para manter a plantação, quando comparada com outras culturas.

Para se ter ideia da importância e do tamanho do cultivo da fruta no Brasil, segundo dados do IBGE – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2023 foram produzidas 582.832 toneladas de goiaba. 

Mas, assim como outras culturas, essa também precisa ter suas necessidades específicas atendidas a fim de oferecer bons resultados. Continue lendo este conteúdo até o final para saber mais sobre esses cuidados e mais!

Como ter uma plantação de goiaba

O ciclo produtivo da plantação de goiaba dura em torno de 5 a 6 meses. Assim, poderia ter duas safras por ano. No entanto, a preparação do solo para receber as sementes ou mudas deve ser feita de 2 a 3 meses antes de fazer o plantio.

O espaçamento adequado para esse cultivo pode variar de acordo com a espécie escolhida. Porém, em muitos casos é usado o espaçamento de 6 m x 5 m, com covas de aproximadamente 60 x 60 x 60 cm.

Nos tópicos a seguir falamos sobre o solo e climas ideais para essa cultura. Confira!

Solo

O solo para receber esse tipo de cultura deve ser rico em nutrientes, ou seja, fértil. Além disso, o pH ideal é de 5,0 a 6,5. 

A goiaba se desenvolve melhor em solos arenosos-argilosos e profundos. Sendo bem drenados e com bastante matéria orgânica. 

Temperatura

Como mencionado na introdução deste conteúdo, a goiabeira se desenvolve melhor em climas tropicais e subtropicais. São em regiões que apresentam esse clima que é possível ter produção durante todo o ano.

Apesar da temperatura ideal ser em torno dos 25 ºC, a plantação de goiaba aguenta bem até 46 °C. No entanto, ela não tolera o frio. Temperaturas abaixo dos 12 ºC já são severas para essa cultura.

Luminosidade

Essa cultura precisa ter bastante acesso à luz solar para se desenvolver de forma saudável. Também é recomendado evitar locais com ventos muito fortes, visto que isso pode ressecar as folhas e flores da planta, o que atrapalha o desenvolvimento.

Chuvas

Mesmo sendo uma cultura de clima tropical, a plantação de goiaba precisa de umidade. Por isso, se desenvolve bem em locais com chuvas que alcançam entre 800 mm e 1000 mm, distribuídas ao longo do ano.

Podas

As podas são essenciais para aumentar a produção da cultura. A primeira poda é feita para abrir espaço entre os ramos, de forma que toda a planta consiga receber bastante luz e ar entre os galhos. 

Também existe a poda para “descartar” os galhos que crescem verticalmente. Esses galhos não produzem frutos e absorvem os nutrientes da planta. A retirada dos ramos quebrados, mortos ou doentes e daqueles que não produzem frutos, deve ser incluída em todas as podas.

Multiplicando a plantação de goiaba

As principais formas de multiplicar a plantação de goiaba são: sementes e por enxertia. A escolha de qual será usada depende do objetivo que o produtor espera alcançar. Ambas possuem pontos negativos e positivos.

O método por sementes é mais simples. Contudo, as plantas desse métodos podem apresentar características variáveis. Para esse método, é preciso coletar as sementes de goiabas maduras e saudáveis. 

Após a coleta, essas sementes devem ser colocadas em substrato úmido até que elas passem pela germinação. Por último, basta transplantar as mudas ou em recipientes maiores ou direto no solo.

O método por enxertia permite a reprodução de características específicas da planta mãe, mas é mais trabalhoso que o método por semente. Neste método, um pé de goiaba saudável é selecionado para ser o porta-enxerto.

Um corte é feito no porta-enxerto que servirá como entrada para a enxertia da variedade escolhida. É preciso unir a variedade escolhida com o porta-enxerto, por isso, é preciso fazer um corte na gema ou broto da variedade.

Depois de unir os dois, é só fazer o monitoramento para saber se a ação foi bem sucedida. 

Principais pragas e doenças da plantação de goiaba

Assim como todas as outras culturas já citadas no blog da Green Place, a plantação de goiaba também está suscetível a doenças e pragas.

A Antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) é uma das principais doenças da goiaba. Ela afeta os frutos da planta. É possível identificar essas doenças pelas manchas escuras e pela podridão na região afetada.

Causada pelo fungo Fusarium spp., a murcha-de-Fusarium é uma doença que atinge principalmente o sistema vascular das goiabas. Como essa doença interrompe o fluxo de água e nutrientes, as plantas afetadas murcham e morrem.

A Ferrugem (Puccinia psidii) atinge todos os tecidos novos das plantas em desenvolvimento, podendo causar perdas de 80 a 100% dos frutos. Os sintomas são manchas circulares, necróticas e amarelas.

Popularmente conhecida como “minhoquinha da goiaba”, a Mosca-das-Frutas (Anastrepha spp.) é uma praga que atinge essa cultura ao afetar os frutos depositando seus ovos e infestando os frutos internamente.

Outra praga da goiaba é a Cochonilha (Planococcus citri). Essa, por sua vez, atinge os ramos e frutos das goiabeiras, enfraquecendo-os e causando deformação nos frutos.

Manejo com Green Place

Existem algumas formas de fazer o manejo correto da plantação de goiaba. A Green Place conta com produtos feitos seguindo os conceitos da agricultura verde e sustentável que garantem a proteção das culturas sem agredir o meio ambiente. 

O Passerelle é um desses produtos. Esse fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, atua no fungo inibindo a biossíntese de ergosterol, essencial à integridade da membrana celular, paralisando o desenvolvimento do patógeno.

Ele é indicado para o combate de Antracnose e Ferrugem! 

Entre em contato para saber como conseguir esse e outros produtos! 

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!