Podendo ser fervidos, fritos, recheados, grelhados ou refogados, os frutos da berinjela são muito presentes na culinária brasileira. Acredita-se que sua origem vem da Ásia, mais precisamente da Índia. Também creditam a China e a África como centros secundários da dispersão da cultura.
Mas, para que esse fruto continue sendo de boa qualidade, é preciso ter alguns cuidados com a plantação de berinjela. Para que a cultura se desenvolva de forma saudável, é necessário respeitar as necessidades e preferências dela.
Neste conteúdo falamos sobre esses cuidados, o clima ideal, as principais doenças e pragas que acometem o plantio de berinjela e mais! Então, continue lendo até o final para não perder nenhuma informação importante.
Como ter uma plantação de berinjela
A plantação da berinjela é formada por plantas que podem chegar a 0,5 a 1,8 m de altura, com caule semi-lenhoso, ereto ou prostrado.
Apesar de ser uma planta perene, costuma se comportar como planta anual. Isso ocorre porque é comum que as plantas morram no primeiro ano, devido às doenças.
Como mencionado anteriormente, é preciso proporcionar para a planta todas as características e cenários ideais para seu desenvolvimento. Nos tópicos abaixo mostramos quais são esses cenários. Confira!
Clima
A melhor temperatura diurna para que o plantio da berinjela se desenvolva é de 25 a 35°C, enquanto a noturna é de 20 a 27°C. Em locais que apresentam essas características, é possível fazer o cultivo durante todo o ano.
Em locais com temperaturas média inferior a 18°C, o plantio deve ser feito durante a primavera ou o verão, quando a temperatura costuma ficar um pouco mais alta. Baixas temperaturas, como 14°C, impactam negativamente o desenvolvimento da planta, atrapalhando o crescimento, floração e frutificação.
Apesar de o clima quente ser favorável para a berinjela, temperaturas muito elevadas podem prejudicar seu desenvolvimento. Como, por exemplo, locais que ficam com a temperatura em 35°C por muito tempo podem impedir a plena fertilização, o que resulta em frutos defeituosos.
Solo
A berinjela é uma cultura que se adapta muito bem a diferentes tipos de solo. Podendo se desenvolver desde solos arenosos até os mais argilosos.
No entanto, o tipo de solo que apresenta os melhores resultados é o de textura média, profundo, rico em matéria orgânica, com boa retenção de umidade e bem drenado. A capacidade de drenagem do solo é essencial, visto que essa cultura não tolera encharcamento.
Em alguns casos é preciso fazer a correção do solo. Só é possível saber se isso será ou não necessário através da análise de solo. Mas, normalmente, essa correção consiste de uma a duas arações e duas gradagens.
Adubação
É possível fazer a adubação do solo sempre que necessário. Contudo, para saber se é preciso fazer a adubação, os produtos específicos para isso e a quantidade ideal, é fundamental fazer a análise do solo. Só assim é possível saber exatamente o que deve ser feito.
Irrigação
Como mencionado anteriormente, neste mesmo conteúdo, a plantação de berinjela não tolera encharcamento. A rega em excesso pode resultar em crescimento exagerado das plantas, além de dificultar a floração e a frutificação.
O encharcamento do solo também apresenta outro grave problema para a cultura. Solos sempre úmidos são mais propensos ao desenvolvimento de doenças.
Apesar de não tolerar solos encharcados, a falta de água também é prejudicial para essa cultura. Principalmente nos estágios de florescimento e frutificação. Além de prejudicar a produção, a falta de água também afeta a qualidade dos frutos.
Cuidados com as plantas daninhas
Assim como diversas outras culturas, a plantação de berinjela também pode ser atingida por plantas daninhas. Como em outros casos, as plantas daninhas vão competir com a planta da berinjela por luz, nutrientes e espaço.
Com isso, a produtividade e a qualidade dos frutos são impactadas de forma negativa. Além disso, as plantas daninhas dificultam os tratos culturais e a colheita.
O controle das plantas daninhas pode ser feito de quatro maneiras, sendo elas cultural, mecânico, químico ou de forma integrada. A forma e os insumos usados para esse controle variam de acordo com o grau de infestação.
Pragas da berinjela
A cultura da berinjela é relativamente resistente às pragas. Por isso, o uso de inseticidas e acaricidas é raro nessas plantações. No entanto, isso não significa que o plantio da berinjela está totalmente livre das pragas.
Tanto que os ácaros são as principais pragas que atingem essa cultura. Os danos que os ácaros causam à berinjela estão associados à interferência na expansão foliar, tornando as folhas espessas, coriáceas e quebradiças ao toque.
Os sintomas começam com manchas cloróticas nas folhas, formação de teias nas folhas e enrolamento das bordas das folhas, dependendo da espécie de ácaro.
Lagartas, tripes, e mosca-branca também são algumas das pragas que atingem essa cultura.
Principais doenças da berinjela
Existem doenças de solo e doenças da parte área que atingem a plantação de berinjela. A Murcha-de-verticílio (Verticillium dahliae) é uma doença de solo que atinge principalmente as plantações das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essa doença causa a murcha das folhas, acompanhada de clorose das folhas mais velhas.
A Murcha-de-Fitóftora (Phytophthora capsici), assim como a doença citada acima, essa também causa murcha das plantas. No entanto, essa doença também causa podridão de raiz e da base do caule.
Outra doença de solo é a Podridão-de-esclerotínia (Sclerotinia sclerotiorum). Os primeiros sinais de que a planta está doente aparecem no caule da planta junto à bifurcação dos galhos. Os sintomas são áreas úmidas ou encharcadas.
Dentre as doenças da parte área podemos destacar a Antracnose (Colletotrichum gloeosporioides). Essa doença atinge principalmente os frutos da berinjela, com lesões circulares deprimidas. Ela é mais comum em frutos mantidos em locais úmidos após a colheita.
Podridão-algodão (Phytophthora nicotianae, P. capsici ou Pythium spp.) causa o apodrecimento rápido dos frutos, principalmente dos mantidos em locais úmidos.
Ferrugem, Oídio, Mosaico, Podridão-mole, entre outras, também são doenças da parte aérea que atingem a plantação de berinjela.
Cuide da plantação de berinjela com Green Place
A Green Place conta em seu catálogo com alguns produtos que podem ser usados especificamente na plantação de berinjela.
Como, por exemplo, o Passerelle, um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, que atua no fungo inibindo a biossíntese de ergosterol. Na berinjela, o Passarelle pode ser usado no combate à Podridão-de-Ascochyta.
Tem também o Safenith, outro fungicida protetor não sistêmico de ação por contato do grupo químico das isoftalonitrilas. Ele é indicado para o combate de Seca-dos-ramos
(Phoma exigua var. exígua).
Confira todos os produtos da Green Place e potencialize os resultados das suas plantações de forma sustentável!