Confira cuidados e manejo correto da plantação de cenoura

A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas ao redor do mundo. Ela é rica em betacaroteno, nutriente de grande fonte de vitamina A. Além disso, conta também com muitos sais minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio. 

Para ter noção da importância da plantação de cenoura para a agricultura, de acordo com os dados da FAOSTAT de 2017 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,1 milhões de hectares ao redor do mundo são destinados ao cultivo dessa hortaliça.

Esse alimento ajuda no equilíbrio do organismo, a regular o sistema nervoso e as funções do aparelho digestivo. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes, ajuda a prevenir a cegueira noturna, combate prisão de ventre e problemas estomacais.

Por conta dos benefícios à saúde, e pelas diversas formas que pode ser consumida, a cenoura está sempre presente na dieta de muitas pessoas. Com isso, a produção na agricultura nunca para.

Para saber como cultivar essa cultura de forma que os frutos sejam de qualidade, continue com a leitura deste conteúdo até o final! 

Plantação de cenoura no Brasil

A cenoura é uma das cinco hortaliças mais produzidas no Brasil. Em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a área reservada para esse cultivo era de 20 mil hectares e produção superior a 700 mil toneladas por ano. 

A plantação de cenoura no país tem como principais regiões os Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Sendo a região de São Gotardo, em Minas, a principal produtora da hortaliça no país.

Para a safra de 2022/2023 foram destinados 15.050 hectares de área para a cultura da cenoura. Minas Gerais foi responsável por 9.250 hectares, representando 61,46% do total de área destinada para a cultura no país.

Cuidados com a plantação de cenoura

Existem alguns cuidados essenciais para que a plantação de cenoura se desenvolva de forma correta e saudável. Saber a época de plantio da cenoura é o primeiro passo para obter bons resultados. Afinal, uma planta não irá conseguir progredir se o local, clima e solo não forem favoráveis.

Os cultivares dessa cultura são divididos em cultivares de inverno e cultivares de verão. Como é de se esperar, cada um desses grupos possuem épocas diferentes para o plantio. 

A plantação dos cultivares de verão é recomendada durante todo o ano na Bahia. Já em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná o período recomendado para essa cultura é durante os meses de agosto a fevereiro. E para os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o recomendado é que a semeadura seja feita nos meses de outubro a fevereiro.

Já os cultivares de inverno devem ser semeados nos meses de março a julho em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná. Para os estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a plantação desses cultivares deve ser feita entre março a outubro.

Clima

O clima é outro ponto de atenção fundamental para a plantação de cenoura. Essa cultura é muito sensível à variações de temperaturas. A germinação, por exemplo, precisa de temperaturas entre 20ºC e 30ºC para ocorrer de forma saudável. Temperaturas abaixo de 8ºC atrasam esse processo e acima de 35 ºC praticamente impedem a germinação.

Para o desenvolvimento da cultura, as temperaturas ideais são entre 18ºC e 25ºC. Temperaturas muito mais baixas que isso podem causar o alongamento das raízes, e as temperaturas muito altas afetam negativamente tanto o crescimento quanto a colocação das raízes.

Solo

O tipo de solo mais adequado para a plantação de cenoura é solo de textura média, bem drenado, profundo, rico em matéria orgânica e com o pH de aproximadamente 6,0. 

Contudo, esse não é o tipo de solo presente nas principais regiões produtoras de cenoura do Brasil. Isso porque, essas regiões fazem parte do cerrado brasileiro.

No entanto, como é possível observar, isso não atrapalha a produção brasileira. É possível fazer a correção do solo, através de práticas como calagem, pousio e adubação. Assim, o solo recebe a quantidade de nutrientes necessários para ser favorável à cultura da cenoura.

Irrigação

A cultura da cenoura é extremamente exigente com água. Logo após seu plantio, é necessário molhar o solo a uma profundidade de 20 cm. 

A partir desse momento, até que ela passe pela germinação, é fundamental evitar o ressecamento da camada superficial do solo. Caso contrário, pode ocorrer o encrostamento e isso atrapalha a germinação.

Plantas daninhas na plantação de cenoura

As plantas daninhas são verdadeiras vilãs para a agricultura. Elas estão sempre competindo por luz, água, nutrientes e espaço com a cultura plantada. Além disso, também podem ser hospedeiras para diversas doenças, como os nematoides das galhas.

Essas plantas indesejadas também oferecem riscos para a cenoura. A tiririca (Cyperus rotundus) é uma das que mais afetam essa cultura. O controle desse tipo é muito difícil, visto que os herbicidas não causam efeito e o controle manual, além de ineficiente, danifica a lavoura.

Existem outras espécies de plantas daninhas que afetam a cenoura, como pé-de-galinha (Eleusine indica), marmelada (Braquiaria plantagienea), corda-de-viola (Ipomoea spp.), trapoeraba (Commelina benghalensis L) e trevo (Oxalis latifólia Kunth). 

Doenças da cenoura

A cenoura pode ser afetada por diversas doenças, assim como a maioria das culturas presentes na agricultura. Neste tópico, separamos algumas das doenças mais conhecidas. Confira.

A primeira doença é a queima das folhas. Pode ser causada por dois fungos, sendo eles Alternaria dauci e Cercospora carotae e também por uma bactéria, a Xanthomonas hortorum pv. carotae.

Essa doença se manifesta em alta umidade e temperatura entre 16 e 30°C, e seus sintomas aparecem primeiro nas folhas mais velhas por meio de pequenas manchas castanhas-escuras ou pretas.

O tombamento de plantas é outra doença que acomete a cenoura. A. dauci, A. radicina, Rhizoctonia solani e Pythium spp. são os principais agentes responsáveis por essa doença que causa falhas no estande da cultura.

Sclerotium rolfsii é o fungo causador da podridão de esclerócio. As plantas infectadas apresentam em seu redor micélio branco cotonoso e escleródios marrons e redondos. Quando o ataque está muito avançado, ocorre a murcha e seca das plantas.

A podridão de geotricum é uma das doenças mais comuns do pós-colheita. Causada pelo fungo Geotrichum candidum, os sintomas são aparecimento de manchas encharcadas e apodrecimento das raízes.

Os nematoides também são causadores de doenças na cultura da cenoura.

Pragas

A Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) é a praga que acomete a plantação de cenoura durante a fase de emergência. Essa praga afeta as plântulas causando sua total destruição e redução no estande.

Os pulgões também são pragas que podem atacar a cultura da cenoura. Esses insetos são sugadores e vivem em colônias. É mais comum aparecerem durante a fase de produção de sementes.

Potencialize sua plantação de cenoura com Green Place

Realizar o manejo correto é a única forma de garantir a proteção da cultura. Dessa forma, a plantação da cenoura fica protegida de doenças, pragas e das plantas daninhas. O manejo vai desde práticas manuais, para os casos recomendados, até o uso de defensivos agrícolas.

No caso da cenoura, os defensivos indicados são os fungicidas e herbicidas. Na Green Place é possível encontrar o Safenith e o Passerelle, ambos fungicidas recomendados para essa cultura. Também temos em nosso catálogo o Interllect, um herbicida graminicida, sistêmico, altamente seletivo.

Confira todos os produtos recomendados para a plantação de cenoura e potencialize os resultados da sua safra com a Green Place!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

agricultura de baixo carbono Green Place

Entenda o que é agricultura de baixo carbono e como fazer

A agricultura brasileira é extremamente importante para o país, visto que gera bastante emprego para a população e é uma das principais fontes de alimento para os brasileiros. Para a economia, também tem grande importância, já que muitos produtos são exportados. No entanto, para manter esse nível de importância, é

SAIBA MAIS
cocoicultura Green Place

Veja o cultivo e os cuidados necessários para a cocoicultura

A cocoicultura, como será possível ver neste artigo, é uma das culturas agrícolas mais importantes para a economia brasileira. Apesar de ser uma cultura originária da Ásia, o fruto se adaptou muito bem no clima e solos do Brasil. Com diferentes tipos de coco, podendo ser usado como ingrediente para

SAIBA MAIS
queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!