Confira cuidados e manejo correto da plantação de cenoura

A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas ao redor do mundo. Ela é rica em betacaroteno, nutriente de grande fonte de vitamina A. Além disso, conta também com muitos sais minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio. 

Para ter noção da importância da plantação de cenoura para a agricultura, de acordo com os dados da FAOSTAT de 2017 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,1 milhões de hectares ao redor do mundo são destinados ao cultivo dessa hortaliça.

Esse alimento ajuda no equilíbrio do organismo, a regular o sistema nervoso e as funções do aparelho digestivo. Também auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes, ajuda a prevenir a cegueira noturna, combate prisão de ventre e problemas estomacais.

Por conta dos benefícios à saúde, e pelas diversas formas que pode ser consumida, a cenoura está sempre presente na dieta de muitas pessoas. Com isso, a produção na agricultura nunca para.

Para saber como cultivar essa cultura de forma que os frutos sejam de qualidade, continue com a leitura deste conteúdo até o final! 

Plantação de cenoura no Brasil

A cenoura é uma das cinco hortaliças mais produzidas no Brasil. Em 2017, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a área reservada para esse cultivo era de 20 mil hectares e produção superior a 700 mil toneladas por ano. 

A plantação de cenoura no país tem como principais regiões os Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Sendo a região de São Gotardo, em Minas, a principal produtora da hortaliça no país.

Para a safra de 2022/2023 foram destinados 15.050 hectares de área para a cultura da cenoura. Minas Gerais foi responsável por 9.250 hectares, representando 61,46% do total de área destinada para a cultura no país.

Cuidados com a plantação de cenoura

Existem alguns cuidados essenciais para que a plantação de cenoura se desenvolva de forma correta e saudável. Saber a época de plantio da cenoura é o primeiro passo para obter bons resultados. Afinal, uma planta não irá conseguir progredir se o local, clima e solo não forem favoráveis.

Os cultivares dessa cultura são divididos em cultivares de inverno e cultivares de verão. Como é de se esperar, cada um desses grupos possuem épocas diferentes para o plantio. 

A plantação dos cultivares de verão é recomendada durante todo o ano na Bahia. Já em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná o período recomendado para essa cultura é durante os meses de agosto a fevereiro. E para os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o recomendado é que a semeadura seja feita nos meses de outubro a fevereiro.

Já os cultivares de inverno devem ser semeados nos meses de março a julho em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná. Para os estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a plantação desses cultivares deve ser feita entre março a outubro.

Clima

O clima é outro ponto de atenção fundamental para a plantação de cenoura. Essa cultura é muito sensível à variações de temperaturas. A germinação, por exemplo, precisa de temperaturas entre 20ºC e 30ºC para ocorrer de forma saudável. Temperaturas abaixo de 8ºC atrasam esse processo e acima de 35 ºC praticamente impedem a germinação.

Para o desenvolvimento da cultura, as temperaturas ideais são entre 18ºC e 25ºC. Temperaturas muito mais baixas que isso podem causar o alongamento das raízes, e as temperaturas muito altas afetam negativamente tanto o crescimento quanto a colocação das raízes.

Solo

O tipo de solo mais adequado para a plantação de cenoura é solo de textura média, bem drenado, profundo, rico em matéria orgânica e com o pH de aproximadamente 6,0. 

Contudo, esse não é o tipo de solo presente nas principais regiões produtoras de cenoura do Brasil. Isso porque, essas regiões fazem parte do cerrado brasileiro.

No entanto, como é possível observar, isso não atrapalha a produção brasileira. É possível fazer a correção do solo, através de práticas como calagem, pousio e adubação. Assim, o solo recebe a quantidade de nutrientes necessários para ser favorável à cultura da cenoura.

Irrigação

A cultura da cenoura é extremamente exigente com água. Logo após seu plantio, é necessário molhar o solo a uma profundidade de 20 cm. 

A partir desse momento, até que ela passe pela germinação, é fundamental evitar o ressecamento da camada superficial do solo. Caso contrário, pode ocorrer o encrostamento e isso atrapalha a germinação.

Plantas daninhas na plantação de cenoura

As plantas daninhas são verdadeiras vilãs para a agricultura. Elas estão sempre competindo por luz, água, nutrientes e espaço com a cultura plantada. Além disso, também podem ser hospedeiras para diversas doenças, como os nematoides das galhas.

Essas plantas indesejadas também oferecem riscos para a cenoura. A tiririca (Cyperus rotundus) é uma das que mais afetam essa cultura. O controle desse tipo é muito difícil, visto que os herbicidas não causam efeito e o controle manual, além de ineficiente, danifica a lavoura.

Existem outras espécies de plantas daninhas que afetam a cenoura, como pé-de-galinha (Eleusine indica), marmelada (Braquiaria plantagienea), corda-de-viola (Ipomoea spp.), trapoeraba (Commelina benghalensis L) e trevo (Oxalis latifólia Kunth). 

Doenças da cenoura

A cenoura pode ser afetada por diversas doenças, assim como a maioria das culturas presentes na agricultura. Neste tópico, separamos algumas das doenças mais conhecidas. Confira.

A primeira doença é a queima das folhas. Pode ser causada por dois fungos, sendo eles Alternaria dauci e Cercospora carotae e também por uma bactéria, a Xanthomonas hortorum pv. carotae.

Essa doença se manifesta em alta umidade e temperatura entre 16 e 30°C, e seus sintomas aparecem primeiro nas folhas mais velhas por meio de pequenas manchas castanhas-escuras ou pretas.

O tombamento de plantas é outra doença que acomete a cenoura. A. dauci, A. radicina, Rhizoctonia solani e Pythium spp. são os principais agentes responsáveis por essa doença que causa falhas no estande da cultura.

Sclerotium rolfsii é o fungo causador da podridão de esclerócio. As plantas infectadas apresentam em seu redor micélio branco cotonoso e escleródios marrons e redondos. Quando o ataque está muito avançado, ocorre a murcha e seca das plantas.

A podridão de geotricum é uma das doenças mais comuns do pós-colheita. Causada pelo fungo Geotrichum candidum, os sintomas são aparecimento de manchas encharcadas e apodrecimento das raízes.

Os nematoides também são causadores de doenças na cultura da cenoura.

Pragas

A Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) é a praga que acomete a plantação de cenoura durante a fase de emergência. Essa praga afeta as plântulas causando sua total destruição e redução no estande.

Os pulgões também são pragas que podem atacar a cultura da cenoura. Esses insetos são sugadores e vivem em colônias. É mais comum aparecerem durante a fase de produção de sementes.

Potencialize sua plantação de cenoura com Green Place

Realizar o manejo correto é a única forma de garantir a proteção da cultura. Dessa forma, a plantação da cenoura fica protegida de doenças, pragas e das plantas daninhas. O manejo vai desde práticas manuais, para os casos recomendados, até o uso de defensivos agrícolas.

No caso da cenoura, os defensivos indicados são os fungicidas e herbicidas. Na Green Place é possível encontrar o Safenith e o Passerelle, ambos fungicidas recomendados para essa cultura. Também temos em nosso catálogo o Interllect, um herbicida graminicida, sistêmico, altamente seletivo.

Confira todos os produtos recomendados para a plantação de cenoura e potencialize os resultados da sua safra com a Green Place!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!