Plantação de morango: como cultivar de forma correta

O morango é um alimento extremamente versátil. Podendo ser consumido puro, em geleia, recheio de doces, suco, chá, entre outros. Mas, o que algumas pessoas podem ainda não saber é que a plantação do morango exige muito cuidado, visto que essa hortaliça é muito delicada.

Reservamos o conteúdo de hoje para falar desse pequeno alimento vermelho que faz tanto sucesso ao redor do mundo. Além de falarmos sobre os cuidados com o cultivo, as principais pragas e doenças, vamos falar algumas curiosidades como os dados do cultivo no Brasil.

Aliás, você pode ter estranhado o fato de usarmos o termo “hortaliça” para falar do morango, já que popularmente, ele é conhecido como fruta. No entanto, de acordo com a classificação botânica, o morango é sim uma hortaliça.

Continue lendo este conteúdo até o final para saber mais sobre o morango e seu cultivo.

Plantação de morango no Brasil

Apesar de muito popular no país, o morango, que é originário da Europa, surgindo da hibridização de duas plantas, sendo elas a F. chiloensis e a F. virginiana, chegou no Brasil não muito tempo atrás. 

Não existem registros precisos sobre quando começou a ter plantação de morango em terras tupiniquins, mas estima-se que o início ocorreu na década de 1950.

O primeiro Estado brasileiro a plantar morango foi Minas Gerais, mais precisamente o município de Estiva. A plantação brasileira teve início na década de 50, como já citado,  porém, a expansão da cultura no país só começou a ter significado na década de 1980.

Hoje em dia, com o aumento de investimentos e uso de tecnologia, o país se tornou um dos principais investidores em áreas para o cultivo do morango. Atualmente, existem cerca de 3500 hectares destinados ao cultivo do morangueiro no país.

Os maiores produtores do morango no Brasil são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro e também o Distrito Federal. 

O cultivo do morango está concentrado em pequenas propriedades rurais. E exige muita mão de obra durante todo seu ciclo de desenvolvimento, até a colheita. Sendo assim, é muito rentável e proporciona muitos empregos.

Como plantar morango

O morangueiro exige muitos cuidados. Como mencionado anteriormente, o morango é muito delicado, e originário da Europa. Sendo assim, a plantação de morango é muito sensível até mesmo ao clima.

Nos tópicos a seguir, você confere mais sobre os cuidados com o plantio, desde o clima, passando pela preparação do solo e mais. 

Clima

Os morangueiros se adaptam melhor ao clima mais frio. Como regiões de clima subtropical e temperado. Para a floração e frutificação do morango, a temperatura ideal varia de 13 °C a 26 °C.

O morango necessita da exposição ao sol para se desenvolver de forma saudável e com boa qualidade. No entanto, não pode ser exposto a ventos moderados ou intensos. Também é importante ressaltar que as flores e os frutos do morangueiro não suportam geada, chuvas fortes e granizo.

No Brasil, os melhores meses para fazer o plantio do morango são entre abril e maio.

Solo

É de extrema importância que a área escolhida para a plantação do morango não tenha sido usada antes para o plantio de morango, batata, tomate, pimentão, pimenta ou qualquer outra cultura da família das solanáceas.

Isso porque, os morangos podem ser afetados, muito facilmente, por doenças das outras culturas. Por isso, a rotação de cultura é fundamental para proteger os morangueiros.

O solo para a plantação do morango precisa ser muito bem drenado e receber bastante luz. O pH ideal para essa cultura é de 6,0. Caso o resultado da análise do solo mostre que o pH está abaixo disso, será necessário fazer a correção do solo, feita através da calagem.

Espaçamento

O ideal para o plantio do morango é que os canteiros tenham de 25 a 30 centímetros de altura e 0,80 a 1,20 metro de largura. As mudas de morangueiros precisam ser plantadas com espaçamento de 35 por 40 centímetros.

Também é importante que metade do caule fique no nível do solo, para evitar dificuldades na emissão de novas folhas. 

Além da plantação direta no solo, também pode ocorrer a plantação em bandejas ou tubetes. Quando plantadas dessa forma, é necessário fazer o transplante para o solo. Essas mudas não sofrem estresse nesse processo, desde que feito de forma que as mudas fiquem protegidas do vento e do sol. 

Também é fundamental separar uma muda da outra. Isso é feito retirando folhas velhas e doentes. O transplantio deve ser feito de forma rápida para evitar que as mudas desidratem.

Irrigação

Contar com sistema de irrigação é a melhor forma de garantir que a cultura tenha qualidade e alta produtividade. No caso da plantação do morango, o sistema ideal é o de  gotejamento.

Além desse sistema exigir menos uso de mão de obra e menos água, ele também contribui com a redução na incidência de doenças.

Principais doenças do morango

Uma das doenças mais comuns do morango é a Mancha-de-micosferela, também conhecida como pinta, mancha-das-folhas ou micosferela. 

Causada pelo fungo Mycosphaerella fragariae, essa doença atinge principalmente os folíolos. O principal sintoma é o surgimento de pequenas manchas arredondadas. Com o passar do tempo, essas manchas podem ficar marrons-claras com o centro acinzentado.

Diplocarpon earliana é o fungo causador da mancha-de-diplocarpon, também chamada de escaldadura foliar. Os sintomas são manchas irregulares de coloração avermelhada.

Podridão das raízes é uma doença causada por um conjunto de fungos, entre eles estão Fusarium sp., Rhizoctonia sp,. Cylindrocladium sp. e Phytophthora sp. Quando não são tratadas, essas manchas podem ficar marrons-claras com o centro acinzentado.

Quando a causa da doença é o fungo Rhizoctonia solani, os sintomas são a morte das raízes finas e o escurecimento da raiz principal. Em infecções mais severas, pode resultar na morte das plantas.

O mofo cinzento, causado pelo fungo  Botrytis cinerea, o principal sintoma é um bolor de cor cinza que se forma sobre a lesão. O fungo causador da doença tem uma fase de infecção latente nas frutas. Ou seja, o morango pode aparentar estar saudável e desenvolver a  podridão no pós-colheita. 

Principais pragas do morango

Os ácaros são as principais pragas da plantação de morango. Existem três espécies que mais atingem os morangos. Sendo eles: ácaros-rajados, os ácaros-vermelhos e ácaros-do-enfezamento-do-morangueiro. 

Os ácaros-rajados sugam as folhas do morangueiro. Os danos são visíveis primeiro nas folhas mais velhas, e o sintoma são pontos amarelo-esbranquiçados. Esses pontos podem evoluir para manchas marrom-avermelhadas.

Os danos dos ácaros-vermelhos são muito semelhantes aos dos rajados. A diferença é que são mais abrangentes. Já os dos ácaros-do-enfezamento-do-morangueiro são ataques às folhas novas. Podem causar nanismo na parte central dos morangueiros. Em altas infestações, levam à morte das plantas.

A lagarta-rosca (Agrotis spp.) se alimenta das plantas durante a noite. Essa praga prefere as plantas novas. Os danos desta praga são tão intensos que podem levar à devastação de toda a área plantada. 

Defensivos agrícolas e Traçador

Para garantir que a plantação de morango seja de qualidade e saudável, além do manejo e do plantio correto, é importante usar defensivos agrícolas específicos para a cultura.

Na Green Place, além de contar com produtos para cada cultura, como é o caso do Passerelle, um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, que atua no fungo inibindo a biossíntese de ergosterol, você tem a certeza de estar usando um produto desenvolvido com os ideais da agricultura sustentável.

Recentemente, o Traçador, nosso bioadjuvante multifunção com ação única, composto pela associação de terpenos e polifenóis, recebeu o selo IBD, o que comprova que ele é  Zero Resíduo e Zero Carência!

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como garantir a potencialização dos seus resultados de maneira sustentável!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS
doenças da soja blog green place folha com manchas de doença

Principais doenças da soja causadas por fungos

No blog da Green Place é possível encontrar diversos conteúdos sobre a soja e outros grãos. Mas, neste texto, vamos tratar especificamente das doenças da soja causadas por fungos.  Sabemos que todas as culturas estão sujeitas a alguns riscos, sejam eles causados por fenômenos naturais, como seca ou excesso de

SAIBA MAIS
agropecuária blog green place tratores em plantação

Veja dados recentes sobre a agropecuária brasileira em 2025

Que a agropecuária no Brasil é muito forte, não só para o país, mas também para o exterior. E que movimenta o mercado financeiro e a geração de emprego, isso não é nenhuma novidade. Ainda mais se você acompanha o blog da Green Place, onde sempre trazemos novidades do setor

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!