Confira os principais dados sofre feijão em janeiro de 2025

O feijão é um dos grãos mais importantes do mundo, principalmente no Brasil. Sendo altamente consumido e produzido em terras brasileiras. Aqui no blog da Green Place já temos um conteúdo completo sobre essa cultura. Nele você fica sabendo como cultivar esse grão de forma detalhada e muito mais.

Agora você deve estar se perguntando por qual motivo voltamos a falar dessa leguminosa. 

Para aproveitar o Dia Mundial do Feijão, comemorado todo ano, desde 2019, em 10 de fevereiro, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para incentivar a produção e o consumo do grão.

Diferente do conteúdo anterior, neste nós compilamos as informações mais relevantes sobre o grão até o final do primeiro mês de 2025. Então, para ficar por dentro de tudo que tem acontecido nesta importante cultura, continue com a leitura até o final!

Produção de feijão e demais grãos safra 2024/25

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a safra de grãos de 2024/25 é a maior da história, com a estimativa de 322,53 milhões de toneladas de grãos produzidos.

Grande parte desse aumento na produção se dá pelo clima favorável dos últimos meses nas regiões de plantação das culturas. E, de acordo com o último levantamento feito pela Conab, o feijão deve atingir 3,4 milhões de toneladas. O que equivale a um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior.

Esse número faz com que essa safra seja a segunda maior da história, ficando atrás apenas da safra de 2013/14.

Safra do feijão no Rio Grande do Sul

Até o dia 9 de janeiro de 2025, 30% da primeira safra de feijão do Rio Grande do Sul já havia sido colhida. E, mais uma vez, por conta do clima favorável, sendo este um clima seco, os resultados da colheita foram positivos, chegando a 1.600 kg/ha.

Algumas regiões do Sul do país, como Ijuí apresentaram variabilidade nos rendimentos de acordo com as características dos locais de cultivo. Como, por exemplo, as lavouras irrigadas apresentaram grãos de melhor qualidade. Já as áreas de sequeiro foram prejudicadas pela escassez de água, principalmente em novembro de 2024.

Safra do feijão no Paraná

No Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE), até o dia 13 de janeiro de 2025, 70% da colheita do Estado já havia sido concluída. O feijão carioca com o escurecimento lento foi o que mais rendeu bons preços.

A segunda safra do grão no Paraná já está em desenvolvimento, estando na fase de plantio. Essa safra, no entanto, está estimada em uma redução de 11% em área de cultivo em relação ao ano passado, podendo chegar a 380 mil hectares plantados.

Contudo, a demanda pelo feijão carioca tem sido alta. E grande parte do feijão preto colhido tem sido armazenado, o que pode sugerir uma possível recuperação do mercado. 

Mercado internacional

Em dezembro de 2024 tivemos a notícia de que novos mercados abriram para o agronegócio brasileiro. De acordo com as informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), 300 novos mercados internacionais surgiram.

E claro, o feijão não ficou de fora dessa!  Em janeiro de 2025 o governo da Costa Rica informou que aceitou a certificação fitossanitária brasileira para a exportação de feijão ao país. 

Essa foi a quarta abertura de mercado internacional para o Brasil em 2025. Com isso, o marco de 300 novos mercados subiu para 304. 

E essa não será a primeira vez que o país exporta produtos para a Costa Rica. Em 2024 produtos como cereais, soja, farinhas, entre outros foram exportados para o mercado costarriquenho. 

O total de exportação em 2024 para a Costa Rica chegou a mais de US$ 272 milhões em 

produtos do agronegócio!

Cuide da sua plantação com Green Place

O feijão, assim como as outras culturas, também está vulnerável a ataques de pragas e outras doenças. Por isso, saber como fazer o manejo correto dessa cultura e quais produtos são confiáveis, é fundamental.

O controle de pragas é um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores agrícolas, principalmente por aqueles que cultivam feijão. Algumas pragas como lagarta-rosca (Agrotis ipsilon.), lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus.) e larva-alfinete (Diabrotica speciosa.) atingem a plantação nas fases iniciais.

Essas pragas afetam desde o sulco de plantio e plântulas recém-emergidas até o caule, raízes e sementes. Comprometendo assim o crescimento, desenvolvimento e qualidade do grão.

Para controlar essas pragas, e outras doenças, é muito importante contar com os defensivos agrícolas corretos. A Green Place conta com produtos voltados especificamente para o manejo do feijão.

Para saber como proteger sua plantação e obter resultados com a melhor qualidade, converse com nossos especialistas e saiba qual o produto ideal para você!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS
doenças da soja blog green place folha com manchas de doença

Principais doenças da soja causadas por fungos

No blog da Green Place é possível encontrar diversos conteúdos sobre a soja e outros grãos. Mas, neste texto, vamos tratar especificamente das doenças da soja causadas por fungos.  Sabemos que todas as culturas estão sujeitas a alguns riscos, sejam eles causados por fenômenos naturais, como seca ou excesso de

SAIBA MAIS
agropecuária blog green place tratores em plantação

Veja dados recentes sobre a agropecuária brasileira em 2025

Que a agropecuária no Brasil é muito forte, não só para o país, mas também para o exterior. E que movimenta o mercado financeiro e a geração de emprego, isso não é nenhuma novidade. Ainda mais se você acompanha o blog da Green Place, onde sempre trazemos novidades do setor

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!