Dólar, agricultura e economia: saiba como um impacta o outro

A agricultura tem papel fundamental na economia mundial, isso é inegável. Por isso, todos os anos, órgãos responsáveis fazem levantamento do que esperar para a agricultura e economia do ano que está iniciando. 

São diversos fatores que impactam estes segmentos, como a desvalorização do Real, o aumento do Dólar, as situações climáticas, fenômenos naturais, entre outros. Mas, uma coisa é certa: a agricultura brasileira movimenta o mercado! Tanto ao gerar empregos, quanto ao mercado financeiro com as exportações. 

O ano de 2024, por exemplo, foi tomado por incertezas e baixas expectativas. Principalmente pelas perdas nas plantações de grãos causadas pelas chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Para isso, era esperado que o PIB do agronegócio terminasse no negativo. Felizmente, para 2025 as expectativas são outras, e muito melhores! Neste texto falamos mais sobre esse levantamento e mais. 

Então, continue com a leitura do conteúdo até o final para ficar por dentro do assunto!

O impacto do dólar na agricultura e economia

Como mencionado anteriormente, o Dólar tem grande impacto na agricultura e economia. E, desde os últimos meses de 2024, a moeda norte-americana tem apresentado um alto crescimento. 

Ao mesmo tempo que isso oferece algumas oportunidades para os agricultores brasileiros, também conta com alguns desafios.

O dólar funciona como uma “moeda global”, e, por isso, seu valor influencia fortemente no preço de commodities e insumos importados. Sendo assim, isso oferece alguns pontos positivos, como, por exemplo, o fato da desvalorização do Real tornar os produtos brasileiros mais atrativos para a exportação.

No entanto, o alto valor do dólar pode dificultar outros pontos, como a logística. O transporte dos grãos costuma ser feito por navios. Esses, por sua vez, são precificados em dólar. Com isso, o valor para que o Brasil exporte seus grãos pode sair mais elevado que o normal.

Possíveis desafios

Além do problema com a logística, a política em si também influencia em todos os pontos do cotidiano, e na agricultura e economia não seria diferente. 

Donald Trump começará seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos da América (EUA) em 2025. E, como muitos sabem, Trump defende o protecionismo. Ou seja, é esperada uma série de ações governamentais que visam “proteger” a economia do país.

Com isso, espera-se que os EUA priorizem seus próprios produtos. E, quando isso não for possível, é possível que os norte americanos busquem por acordos que favoreçam mais seus próprios bolsos.

Alternativas e oportunidades

Durante seu primeiro mandato, de 2017 a 2021, Trump elevou tarifas para produtos chineses. Isso favoreceu a exportação dos grãos brasileiros, principalmente da soja, para o país asiático. 

Durante esse período, o Brasil chegou a exportar cerca de 10 milhões a 15 milhões de toneladas a mais de soja para a China. Todos estão esperando que o presidente norte americano repita seu comportamento.

Dessa forma, se o valor do transporte marítimo para os EUA, ou até mesmo se a produção brasileira sofrer sanções de Trump, ainda espera-se alta demanda de exportação para a China.

PIB do agronegócio em 2025

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou em 11 de dezembro de 2024 a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio do Brasil. Espera-se um aumento de 5% em comparação com 2024.

A grande responsável por esse aumento é a agricultura, em específico o cultivo dos grãos que deve ser maior neste ano, chegando a 322,53 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,2% quando comparado com a safra anterior.

No entanto, a pecuária apresenta alguns desafios. Principalmente na produção de carne bovina, que deve contar com uma queda de 3,3%.

Produtos Green Place

Ficou claro como a agricultura e economia caminham lado a lado. A menor alteração em um desses segmentos pode desencadear uma série de ação e consequência nos mais diversos setores.

Por isso, para continuar contribuindo para produtos de qualidade, que ajudem a aumentar o valor dos produtos orgânicos, é preciso contar com insumos agrícolas de qualidade. E disso a Green Place entende como ninguém!

São diversos produtos no nosso catálogo, cada um deles com suas características e recomendações específicas. Desenvolvidos com base nos ideais da agricultura verde, para promover mais produtividade, mas sem agredir o solo e o meio ambiente.

Além dos produtos voltados para cada cultura, a Green Place desenvolveu o Traçador, que além de ser um verdadeiro aliado para potencializar a eficiência dos inseticidas e ser zero resíduo, também conta com o selo IBD!

Para saber mais sobre as propriedades e ações do Traçador, visite nossa página. E para saber mais de outros produtos, converse com a nossa equipe!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!