A agricultura é um mercado que movimenta diversos setores, como já mencionamos em outros conteúdos no blog da Green Place. Isso mostra a importância e o impacto desse setor no mundo. Mas, para continuar com essa relevância, é preciso contar com a expertise de diversos profissionais. O engenheiro agrônomo é um deles.
Esse profissional é tão importante, que tem um dia todo dedicado apenas para ele. Desde 1933, quando a profissão foi regulamentada no Brasil, comemora-se no dia 12 de outubro o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.
Se não fosse pelo conhecimento do profissional agrônomo, a agricultura poderia não ter avançado tanto quanto avançou. Por isso, é muito importante celebrar e valorizar o conhecimento compartilhado desses profissionais na agricultura.
Neste conteúdo vamos falar de forma mais detalhada sobre o papel dos profissionais da agronomia na agricultura, explicar a diferença entre engenheiro agrícola e agrônomo e mais! Então, continue lendo até o final para saber mais sobre essa importante profissão!
Importância do engenheiro agrônomo
A agricultura brasileira é extremamente importante para o país. Isso porque, além de gerar muitos empregos, seja pela agricultura familiar ou não, esse setor também é um dos que mais movimentam a economia do país.
Atualmente, o Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial de países produtores agrícolas, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Além de produzir o suficiente para o consumo interno, a agricultura brasileira também tem muita relevância na exportação.
Isso só é possível graças à qualidade dos produtos cultivados aqui. E, para que essas culturas se desenvolvam de forma saudável, resultando em frutos, fibras, e produtos de qualidade, é preciso de muito conhecimento.
É aqui que entra o engenheiro agrônomo. Ele é o responsável por identificar o manejo correto para as diferentes culturas e por planejar o cultivo de forma que a produção seja otimizada.
Também fica nas mãos desse profissional agrônomo o conhecimento das novas tecnologias e tendência para o setor agrícola. Assim, ele deve ser capaz de identificar qual é a melhor para cada cultura e local de plantação.
A implementação dessas tecnologias devem ser sempre feitas com a supervisão de um engenheiro agrônomo. Dessa forma, a garantia de que tudo está sendo feito de forma correta, e que realmente ofereça bons resultados para os produtos agrícolas, é maior.
O que faz o engenheiro agrônomo na agricultura
A agricultura sustentável tem ganhado cada vez mais forças e adeptos ao longo dos anos. E, se hoje em dia o Brasil pode dizer que pratica esse tipo de agricultura, é graças ao engenheiro agrônomo.
Ao conciliar a ciência e tecnologias específicas, junto com o know how desse profissional, promover o desenvolvimento sustentável nas práticas agrícolas torna-se uma tarefa menos complexa. Além de mais eficiente.
Dentre as tecnologias implementadas na agricultura através do conhecimento agrônomo, algumas das principais são os sistemas de irrigação por gotejamento. Para que esses sistemas sejam instalados da forma correta, é preciso ter vasto conhecimento em algumas áreas.
Como, por exemplo, as necessidades específicas de cada local em que desejam colocar a tecnologia. Além de entender a necessidade da correção do solo, e o tipo de correção a ser feita.
Além disso, é esse profissional quem irá realizar cálculos para determinar a quantidade de água que cada cultura necessita. Assim como também é ele quem calcula a estrutura de aplicação de fertilizantes.
Na maioria dos casos, o agrônomo ainda capacita a equipe do local de plantação para o uso de ferramentas de monitoramento do solo e clima. Dessa forma, as tomadas de decisão quanto à irrigação são melhores.
Foi através da parceria dos agrônomos na agricultura que o Brasil deixou de ser subsistência e passou a ser uma agricultura empresarial. Ou seja, uma agricultura que faz uso do emprego de alta tecnologia, uso eficiente de insumos e alta produtividade.
Diferença entre engenheiro agrícola e agrônomo
Ainda é muito comum que as pessoas confundam engenheiro agrônomo com agrícola, acreditando que ambos são a mesma coisa.
No entanto, não é bem assim. Os dois profissionais podem atuar na agricultura, de forma que um complete o outro, mas nunca substituindo.
A diferença entre um profissional e outro se inicia logo durante os anos de formação. Enquanto o agrônomo é focado em biologia e química, o engenheiro agrícola foca na física e matemática.
Sendo assim, enquanto o profissional de agronomia foca nos componentes químicos do solo, na correção deste, na fertilização, na variedade genética, entre outros, o agrícola foca nos maquinários usados na agricultura e na armazenagem de produtos.
Produtos desenvolvidos com base em pesquisa
Na Green Place levamos muito à sério a proteção do meio ambiente e o manejo correto das culturas, de forma que não seja invasiva ou que com o tempo impacte negativamente o solo. Por isso, a agricultura verde está enraizada em nosso DNA.
Com isso em mente, todos os produtos do nosso portfólio foram desenvolvidos seguindo os ideais da agricultura sustentável. E o Regenera PRO, o mais novo produto da Green Place, foi desenvolvido através de uma parceria com o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, Ideelab Biotecnologia.
O Regenera PRO é um bioadjuvante com ação bioativadora do metabolismo secundário das plantas, composto por ácidos orgânicos, vitaminas e aminoácidos.
Para saber mais sobre esse e outros produtos, entre em contato com a nossa equipe!