O café é, sem dúvidas, um dos grãos mais importantes para o Brasil. Tanto quando falamos do mercado agricultor quanto quando o assunto é o consumo. Como já mencionamos em outro conteúdo sobre a cultura, o Brasil é o maior exportador de café do mundo há mais de 150 anos! Além de produzir e exportar, o brasileiro é um dos povos que mais o consome.
Apenas com essas informações já podemos ver a importância da produção de café para o país. Por isso, ficar por dentro das estimativas para a safra 2024/25 é algo fundamental para os produtores agrícolas.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável por divulgar dados importantes para o agronegócio, divulgou o levantamento dos resultados da safra de 2023/24 e a estimativa para a safra seguinte.
Neste conteúdo, compilamos as informações mais importantes sobre essa cultura e o que esperar para a safra do ano que vem. Então, para ficar por dentro do que se espera para 2025, continue com a leitura até o final!
Produção de café em 2024
Em setembro de 2024 foi feito o terceiro e último levantamento da produção de café de 2024. Na época, 96% da colheita já havia sido feita. Com isso, ocorreu a estimativa de que o grãos chegariam a 54,79 milhões de sacas beneficiadas. Esse é um número alto, mas apresenta uma redução de 0,5% em comparação com o número produzido em 2023.
No começo da safra de 2024, os produtores agrícolas estavam esperançosos para uma colheita mais abundante. Isso porque, na época em que o levantamento foi feito, a situação das lavouras indicava crescimento e bienalidade positiva.
As mudanças climáticas entre o segundo e o terceiro levantamento foram as principais causas da frustração dos produtores de café. Visto que estiagens, chuvas esparsas e mal distribuídas e as altas temperaturas, principalmente durante o período de desenvolvimento da cultura, impactaram negativamente a produção de café.
Os dois tipos de café mais produzidos no país são o Café Arábica e o Café Conilon. Dentre eles, o único tipo que apresenta uma queda na produção é o Conilon. A redução é de 6% na produção, totalizando uma produção de 15,2 milhões de sacas.
Mesmo que as variações climáticas tenham influenciado na produção total, o Arábica apresenta aumento de 1,7% em comparação com a safra passada. O total esperado deste tipo é de 39,59 milhões de sacas.
Estimativa para a produção de café no mundo em 2025
A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária divulgou a estimativa para a produção de café mundial para o ano de 2025. Vale ressaltar que o período abrange de outubro de 2024 a setembro de 2025.
As estimativas foram feitas com os cafés Arábica e canephora (café robusta+conilon). Para o arábica, a estimativa total é de 99,9 milhões de sacas de 60kg cada. Enquanto para o canephora, o volume físico estimado é de 76,4 milhões de sacas de 60kg.
Em termos globais, esses valores de volume físico representam aumento de 4,2% na produção da espécie arábica e 4% na de canephora, quando comparados com a safra de 2023/24.
O total da estimativa mundial para a safra de 2024/25 dessas duas espécies de café totalizam 176,2 milhões de sacas de 60kg. O café arábica se destaca, com uma porcentagem total de 56,7%, e o canephora fica com a porcentagem de 43,3%.
Os três maiores produtores de café do mundo são Brasil, Vietnã e Colômbia. As produções destes três, somadas, representam 54,5% do total estimado para a safra de 2024/25.
Estimativa para a produção de café no Brasil para 2025
No dia 1º de dezembro de 2024 a Conab deu início ao levantamento dos dados para a estimativa da safra 2024/25. Esse levantamento deve ter seu encerramento em 14 de dezembro de 2024.
O resultado, no entanto, que irá apresentar a estimativa mais concreta da produção de café para o ano de 2025 deverá ser divulgado apenas entre os dias 21 e 28 de janeiro de 2025.
Produtos Green Place para a cultura do café
Para ter uma produção de café satisfatória, além de contar com o clima propício para essa cultura, também é preciso saber cuidar da plantação. A Green Place conta com produtos agrícolas desenvolvidos especificamente para a cultura do café.
Como, por exemplo, o Agrosban, um inseticida e acaricida que pode ser usado para o combate do Bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella), Broca-do-café (Hypothenemus hampei) e Cochonilha-da-roseta (Planococcus minor).
Passerelle é um fungicida sistêmico que atua no fungo inibindo a biossíntese de ergosterol. No café, ele pode ser usado para combater o Mancha-de-olho-pardo (Cercospora coffeicola).
Esses são só alguns dos produtos que podem ser usados na cultura do café, no site da Green Place é possível encontrar muito mais! E para saber mais sobre esses e outros produtos e como adquiri-los, entre em contato com nossa equipe!