O que esperar da produção de café em 2025

O café é, sem dúvidas, um dos grãos mais importantes para o Brasil. Tanto quando falamos do mercado agricultor quanto quando o assunto é o consumo. Como já mencionamos em outro conteúdo sobre a cultura, o Brasil é o maior exportador de café do mundo há mais de 150 anos! Além de produzir e exportar, o brasileiro é um dos povos que mais o consome.

Apenas com essas informações já podemos ver a importância da produção de café para o país. Por isso, ficar por dentro das estimativas para a safra 2024/25 é algo fundamental para os produtores agrícolas.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável por divulgar dados importantes para o agronegócio, divulgou o levantamento dos resultados da safra de 2023/24 e a estimativa para a safra seguinte.

Neste conteúdo, compilamos as informações mais importantes sobre essa cultura e o que esperar para a safra do ano que vem. Então, para ficar por dentro do que se espera para 2025, continue com a leitura até o final!

Produção de café em 2024

Em setembro de 2024 foi feito o terceiro e último levantamento da produção de café de 2024. Na época, 96% da colheita já havia sido feita. Com isso, ocorreu a estimativa de que o grãos chegariam a 54,79 milhões de sacas beneficiadas. Esse é um número alto, mas apresenta uma redução de 0,5% em comparação com o número produzido em 2023.

No começo da safra de 2024, os produtores agrícolas estavam esperançosos para uma colheita mais abundante. Isso porque, na época em que o levantamento foi feito, a situação das lavouras indicava crescimento e bienalidade positiva. 

As mudanças climáticas entre o segundo e o terceiro levantamento foram as principais causas da frustração dos produtores de café. Visto que estiagens, chuvas esparsas e mal distribuídas e as altas temperaturas, principalmente durante o período de desenvolvimento da cultura, impactaram negativamente a produção de café.

Os dois tipos de café mais produzidos no país são o Café Arábica e o Café Conilon. Dentre eles, o único tipo que apresenta uma queda na produção é o Conilon. A redução é de 6% na produção, totalizando uma produção de 15,2 milhões de sacas.

Mesmo que as variações climáticas tenham influenciado na produção total, o Arábica apresenta aumento de 1,7% em comparação com a safra passada. O total esperado deste tipo é de 39,59 milhões de sacas.

Estimativa para a produção de café no mundo em 2025

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária divulgou a estimativa para a produção de café mundial para o ano de 2025. Vale ressaltar que o período abrange de outubro de 2024 a setembro de 2025.

As estimativas foram feitas com os cafés Arábica e canephora (café robusta+conilon). Para o arábica, a estimativa total é de 99,9 milhões de sacas de 60kg cada. Enquanto para o canephora, o volume físico estimado é de 76,4 milhões de sacas de 60kg.

Em termos globais, esses valores de volume físico representam aumento de 4,2% na produção da espécie arábica e 4% na de canephora, quando comparados com a safra de 2023/24. 

O total da estimativa mundial para a safra de 2024/25 dessas duas espécies de café totalizam 176,2 milhões de sacas de 60kg. O café arábica se destaca, com uma porcentagem total de 56,7%, e o canephora fica com a porcentagem de 43,3%.

Os três maiores produtores de café do mundo são Brasil, Vietnã e Colômbia. As produções destes três, somadas, representam 54,5% do total estimado para a safra de 2024/25. 

Estimativa para a produção de café no Brasil para 2025

No dia 1º de dezembro de 2024 a Conab deu início ao levantamento dos dados para a estimativa da safra 2024/25. Esse levantamento deve ter seu encerramento em 14 de dezembro de 2024.

O resultado, no entanto, que irá apresentar a estimativa mais concreta da produção de café para o ano de 2025 deverá ser divulgado apenas entre os dias 21 e 28 de janeiro de 2025.

Produtos Green Place para a cultura do café

Para ter uma produção de café satisfatória, além de contar com o clima propício para essa cultura, também é preciso saber cuidar da plantação. A Green Place conta com produtos agrícolas desenvolvidos especificamente para a cultura do café. 

Como, por exemplo, o Agrosban, um inseticida e acaricida que pode ser usado para o combate do Bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella), Broca-do-café (Hypothenemus hampei) e Cochonilha-da-roseta (Planococcus minor).

Passerelle é um fungicida sistêmico que atua no fungo inibindo a biossíntese de ergosterol. No café, ele pode ser usado para combater o Mancha-de-olho-pardo (Cercospora coffeicola).
Esses são só alguns dos produtos que podem ser usados na cultura do café, no site da Green Place é possível encontrar muito mais! E para saber mais sobre esses e outros produtos e como adquiri-los, entre em contato com nossa equipe!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!