Curiosidades do café e sua história no Brasil

O café faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. E, para comemorar o dia internacional do grão, celebrado em 14 de abril, separamos algumas curiosidades do café. No blog da Green Place você encontra um conteúdo geral sobre o café, como cultivar essa cultura, os cuidados necessários e como fazer o manejo contra pragas e doenças.

Para esse post separamos apenas curiosidades sobre a história, as datas reservadas para celebrar esse grão tão rico e a estimativa para a safra de 2024 no Brasil. Leia até o final para conhecer mais sobre o café e suas curiosidades.

Curiosidades do café: dia mundial

Desde 2015, no dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café. Essa data foi criada pela  OIC – International Coffee Organization. A organização esperava que com a criação dessa data, a celebração fosse unificada.

No entanto, o grão é tão consumido ao redor do mundo e tão amado pelas pessoas, que cada país conta com sua data para a celebração nacional. Além das datas nacionais, ainda existe o Dia Internacional do Café, comemorado em 1 de outubro.

As datas nacionais são:

  • Brasil – 24 de maio;
  • Indonésia – 17 de agosto;
  • Costa Rica – 12 de setembro;
  • Alemanha – 24 de setembro;
  • Japão – 1 de outubro;
  • Nepal – 17 de novembro;
  • Estados Unidos e Inglaterra – 29 de setembro.

História do café no Brasil

Quando o assunto é café, o Brasil se destaca como o maior produtor de café do mundo, sendo seguido por Vietnã, Colômbia, Indonésia e muitos outros países. Além disso, o país é o principal exportador do grão. 

Sendo assim, o café movimenta significativamente o mercado econômico brasileiro, além de gerar muito emprego. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), cerca de 8 milhões de empregos no Brasil são gerados pela cadeia produtiva do café.

Além de produzir e exportar o grão, o Brasil também é grande consumidor de café, sendo essa a segunda bebida mais consumida no país. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), de novembro de 2019 a outubro de 2020 o país consumiu 21.004.430 sacas/ano!

Quando falamos de café em grão cru (kg/hab.ano) per capita, o número chega a 6,02, e em grão torrado moído 4,82 (kg/hab.ano).

Curiosidades do café: vilão ou mocinho?

Mesmo sendo amado por muita gente, e muito consumido no mundo inteiro, ainda tem pessoas que acreditam que o café pode ser um vilão para a saúde. Esse pensamento acontece pelo fato das pessoas associarem o café apenas à cafeína. 

No entanto, o café tem muito mais minerais em sua composição além da cafeína. Como, por exemplo, potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês e diversos outros aminoácidos e lipídios que ajudam no bom funcionamento do metabolismo humano.

Com isso, o café pode ser um bom aliado na prevenção de doenças metabólicas, como diabetes. E, contra tudo que muitas pessoas acreditam, o café também ajuda a diminuir o risco de insuficiência cardíaca, desde que não seja tomado com exagero. 

Segundo uma pesquisa intitulada “Habitual Coffee Consumption and Risk of Heart Failure: A Dose-Response Meta-Analysis”, feita pelos pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, hospital da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas que consomem até quatro xícaras de café por dia têm menos chances de desenvolver insuficiência cardíaca.

O café também diminui os risco de desenvolver doenças como parkinson, alzheimer, cirrose, entre outras. O grão é bom para a memória, estimula o metabolismo e no combate à depressão. 

Ou seja, desde consumido moderadamente, o café pode ser um ótimo aliado no cuidado da saúde!

Café no Brasil em 2024

Agora que você já sabe algumas curiosidades do café, que tal saber o que esperar da safra para esse ano? A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez um levantamento em janeiro de 2024 que resultou em uma estimativa de 58,08 milhões de sacas de 60 kg.

Esse número representa um aumento de 5,5% em relação à produção total colhida no ano de 2023. A área destinada para a plantação dessa cultura também obteve um pequeno aumento, quando comparado ao ano passado. 

Para o ano de 2024, o Coffea arabica (café arábica) ocupa uma área de 1,82 milhão de hectares, representando 70% da plantação total do grão. Já o Coffea canephora (café robusta e café conilon) representa os 30% restantes, em uma área de 391,7 mil hectares.

Gostou de saber dessas curiosidades do café? Não esqueça de conferir o conteúdo completo sobre os cuidados com essa cultura. Aproveite também para conferir os produtos da Green Place específicos para o café!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!