Cacauicultura: como plantar e quais as principais doenças

A cacauicultura é responsável por uma das principais matérias-primas para a produção do chocolate. O Brasil é um dos países que mais consome chocolate no mundo, esse dado serve como incentivo para que os cacauicultores invistam cada vez mais nessa cultura. Tanto em quantidade, quanto em qualidade.

Esse cuidado maior com a qualidade do cacau passou a ser ainda mais forte a partir de 2010, quando produtores brasileiros receberam prêmios no salão do chocolate de Paris. Em 2018, o cacau brasileiro foi novamente reconhecido. Dessa vez, recebendo o prêmio de “Cacau Fino ou de Aroma” pela Organização Internacional do Cacau (OIC).

Todo o esforço dos produtores agrícolas brasileiros estão surtindo efeito. Atualmente, cerca de 3% do cacau brasileiro é considerado fino. Para se ter ideia, em 2021 o Brasil conseguiu uma premiação tripla no  Salão do Chocolate de Paris por conta do cacau.

No entanto, para ter todo esse sucesso, é preciso entender as necessidades da cultura. Ou seja, como plantar, quais as condições climáticas propícias, quais as principais doenças e o que fazer para proteger a plantação, entre outros pontos.

Neste conteúdo vamos explicar tudo isso e mais. Então, continue lendo até o final para ficar por dentro dessa cultura tão importante para o país.  

O que é cacauicultura?

A cacauicultura é toda atividade agrícola que tem relação com o cultivo do cacau. O Brasil, além de ser um dos principais produtores de cacau, também é um dos maiores exportadores da fruta e consumidores de chocolate, um dos principais produtos feitos com a fruta. 

A cacauicultura é bastante expressiva no país. Ela movimenta a economia, o mercado de trabalho e também o mercado de pesquisa. Em 1957 foi criada a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC

Atualmente, a CEPLAC está vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. A Comissão tem como objetivo, além da pesquisa, a inovação da cacauicultura. De forma que seja possível promover o melhoramento genético da fruta. 

Com esse melhoramento, o cacau torna-se mais resistente às pragas, como a vassoura-de-bruxa. Com isso, também é possível agregar mais sabor e aroma à fruta. 

Principais regiões de plantação de cacau no Brasil

O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de produtores de cacau do mundo. Tendo cerca de 600 mil hectares plantados de cacau. De todo esse espaço, cerca de 60% é produzido por agricultura familiar. Com isso, são produzidos, por ano, algo em torno de 200 mil toneladas de amêndoas. Mais de 90% da produção nacional é concentrada nos estados do Pará e Bahia. Mas, a plantação de cacau se estende por todo o país. 

O Pará é o estado que mais produz cacau no país. Contando com cinco principais regiões de plantação da cultura, sendo elas Sudeste, Nordeste, Região das Ilhas, Transamazônica e Oeste. 

Todas essas regiões somadas resultam em aproximadamente 205 mil hectares de cacaueiros híbridos plantados. São, em média, 27.800 produtores. No total, o Pará produz cerca de 960 kg de cacau por hectare. 

Dentre as cinco regiões produtoras no Pará, a principal delas é a Transamazônica. Isso porque, o clima do local é propício para essa cultura, contando com o clima quente e úmido. Por isso, essa região é responsável por 85% de toda a produção do estado do Pará. 

Na Bahia, a área cultivada é de 400 mil hectares e 41 mil produtores. Essa área é distribuída em 7 regiões, totalizando 81 municípios. O agroecossistema cacau cabruca é o responsável por 60% da produção da fruta na Bahia. 

O Espírito Santo é o estado que ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de produtores de cacau. O estado conta com uma área de 15 mil hectares, o que representa 4,5% da produção anual no Brasil.

Com 12 mil hectares de cacau plantados, Rondônia é o 4º maior produtor do país, com 5 mil toneladas de amêndoas produzidas ao ano. Outros estados com produção significativa da fruta são o Amazonas e Mato Grosso. 

Como plantar cacau

Assim como todas as outras culturas, a cacauicultura também tem suas exigências específicas para que a plantação se desenvolva da forma correta. O primeiro passo para plantar cacau, é fazer a análise do solo. Assim, é possível identificar se é preciso fazer correções como calagem ou gessagem.

O solo também precisa ser limpo, sendo feita a retirada de plantas invasoras, como as plantas daninhas. Aração, gradagem e subsolagem também são recomendados para uma boa preparação do solo. 

Além disso, o solo deve ter textura argilo-arenosa e ter boa drenagem. E o pH ideal para essa cultura é de aproximadamente 6,2. O cacaueiro é uma espécie que precisa de sombra para se desenvolver. Tenha isso em mente ao escolher o local em que será feita a plantação.

O espaçamento recomendado para a plantação das mudas de cacaueiro é de 3 x 3 metros entre linhas e plantas.

A época ideal para a plantação dessa cultura é na época chuvosa. Ser exposta ao sol logo cedo pode causar muito estresse para a planta, o que resulta em danos na qualidade e na quantidade da fruta produzida.

O cacau se desenvolve melhor em regiões quentes, por isso as áreas de maior produção são no Norte e Nordeste do país. Na fase de floração, é recomendado que a temperatura não fique abaixo dos 22°C. E, para a abertura de gemas e formação de novos frutos, a temperatura máxima deve ser de 28°C.

Pragas e doenças da cacauicultura

A plantação de cacau está sujeita a diversas doenças e ataques de insetos, durante suas diferentes fases. Por isso, é importante saber quais são as principais ameaças dessa cultura para saber se proteger. 

Os fungos estão entre os principais causadores de doenças na cacauicultura no Brasil. Sendo a vassoura-de-bruxa (Moniliophthora perniciosa) a que mais causa dores de cabeça nos agricultores. Essa doença pode afetar toda a planta, atingindo até 90% da área produtiva, durante qualquer fase de desenvolvimento. 

Outras doenças são a podridão-parda (Phytophthora spp.), que afeta o fruto do cacau. E o mal do facão (Ceratocystis cacaofunesta) que deixa os galhos amarelados e secos. 

Quanto às pragas que atacam a plantação de cacau, destacam-se as monalônio (Monalonion spp.), cigarrinha (Hoplophorus pertusum), tripes (Selenothrips rubrocinctus), ácaros (Tetranychus mexicanus e Eriophyes reyesi), cochonilha farinhenta (Planococcus citri), mosca-branca (Bemisia sp.) e besouros (Lasiopus cilipes, Lordops aurosa e Naupactus bondari). 

Existe também uma grande quantidade de lagartas que atacam a cacauicultura. Dependendo do tamanho da lagarta, ela pode causar danos irreparáveis ao se alimentar da fruta. 

Manejo correto para a cacauicultura

Para proteger a cacauicultura das ameaças causadas por pragas e fungos, é preciso fazer o manejo correto do controle. Na Green Place, além de nos preocuparmos com o bom resultado das plantações dos nossos clientes, também promovemos uma agricultura mais verde.

Por isso, nossos produtos são todos desenvolvidos seguindo os ideais da agricultura sustentável. E, contamos com produtos específicos para a cultura do cacau. Além disso, temos o Traçador que pode ser utilizado junto com outros produtos para potencializar ainda mais o resultado.

Não deixe de conferir nossos produtos e garantir produtos com mais qualidade!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS
bananicultura

Saiba mais sobre a bananicultura e seus cuidados necessários

A bananicultura é uma das mais importantes culturas para o Brasil. Apesar da banana ter sido trazida para o país pelos portugueses, ela praticamente se tornou a cara do Brasil. Essa fruta pode ser usada em diversas receitas, comida de várias formas, seja ela em chips, cozida, assada, frita, e

SAIBA MAIS
Bioativador agricultura biadjuvante regenera pro

Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo.  Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!