As plantas também precisam de uma “dieta balanceada” que ofereça muitos nutrientes para que elas se desenvolvam de forma saudável. Só assim os produtores agrícolas serão capazes de oferecer um bom produto para o mercado.
Por vezes, as plantas, ou o solo em que estão plantadas, precisam passar por uma suplementação. Isso é feito através da fertilização, que podem ser de dois tipos: solar ou foliar. Hoje, vamos focar no fertilizante foliar.
Apesar das raízes das plantas serem o principal meio de absorção e distribuição de água e nutrientes, as folhas também possuem capacidade de absorção. É assim que o fertilizante foliar age.
Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este conteúdo até o final e entenda como é feita a aplicação desse fertilizante, as vantagens desse tipo e muito mais!
O que é fertilizante foliar?
O fertilizante foliar é uma forma alternativa e complementar de fornecer nutrientes para as plantas. Normalmente, essa solução nutritiva é composta por micronutrientes, macronutrientes ou aminoácidos.
Diferente dos outros tipos de fertilizantes, os de ação foliar são aplicados apenas na parte aérea das plantas. Ou seja, a aplicação é feita diretamente nas folhas e não no solo.
Esse tipo de fertilizante age através da absorção do produto pela cutícula, que é a camada de proteção natural das folhas. E, os nutrientes são absorvidos por meio dos estômatos, que são as estruturas que são responsáveis pela transpiração, evapotranspiração e por servir como porta de entrada para os nutrientes que a planta sintetiza.
Para que serve o fertilizante foliar
Como citado anteriormente, o fertilizante foliar serve para fornecer, na quantidade correta, nutrientes de que a planta precisa. Esse tipo de fertilizante é mais indicado para solucionar problemas pontuais. Isso porque, ele é rapidamente absorvido pela planta.
Como é aplicado diretamente na folha, sua ação é mais rápida, o que estimula os hormônios na produtividade. Isso também ajuda a fornecer nutrientes essenciais em momentos críticos do ciclo de vida das plantas.
O fertilizante foliar pode ser usado para conseguir os seguintes resultados: melhorar a floração, gerar frutos mais robustos e aumentar a capacidade de defesa natural das plantas.
No entanto, é preciso reforçar que o fertilizante foliar não é indicado para problemas da fertilidade do solo, visto que o solo não vai absorver nenhum nutriente da solução.
Fertilizante foliar: como aplicar
É crucial fazer a aplicação do fertilizante foliar de forma correta. Caso contrário, será impossível obter um bom resultado. Esse fertilizante é aplicado através da técnica de pulverização. Essa, por sua vez, precisa ser estudada para atender a necessidade da plantação.
Por exemplo, é possível fazer com borrifadores manuais ou com pulverizadores que levam barras de grande porte. Tudo vai depender do tamanho da plantação e das necessidades da cultura.
É preciso ter cuidado para que a solução seja distribuída de forma igual por toda a folhagem da planta. E de forma que alcance tanto a parte superior quanto a inferior das folhas.
Melhor horário para aplicação
Além de saber a forma correta de aplicar o fertilizante foliar, também é fundamental se atentar ao horário da aplicação. A garantia da efetividade da solução só será possível se essas orientações forem seguidas.
O recomendado é fazer a aplicação da solução no período matutino, logo no início da manhã. Isso porque, a baixa temperatura e a alta umidade relativa do ar ajudam na absorção da solução e dos nutrientes.
No entanto, também é preciso levar em consideração o ciclo de vida da planta e em qual fase de desenvolvimento ela está. Aplicações durante as fases de crescimento rápido ou antes da floração, por exemplo, podem ser muito benéficas para a planta.
As condições climáticas também devem ser levadas em consideração. Evitar fazer as aplicações em dias de chuva intensa ou em dias com ventos fortes.
Vantagens e desvantagens
Usar fertilizante foliar oferece muitas vantagens, como por exemplo, a aplicação é muito mais simples que os fertilizantes tradicionais. A absorção dos nutrientes pelas plantas também acontece de forma mais rápida com o foliar.
Em comparação com outras soluções, esse tipo de fertilizante tem um custo abaixo que o normal. Além disso, ele também pode corrigir deficiências eventuais durante o desenvolvimento da plantação e evita os desperdícios e as superdosagens, já que pode ser aplicado com pequenas quantidades de micronutrientes.
Contudo, ele também apresenta algumas desvantagens. Como, por exemplo, a absorção de nutrientes por folhas muito novas não é muito eficaz. Se as folhas estiverem em mau estado, apresentando sinais de doenças, a aplicação pelas folhas não será bem sucedida.
Fertilizante foliar na Green Place
Agora que já ficou claro para que serve, como aplicar e as vantagens do fertilizante foliar, que tal conhecer o biofertilizante de aplicação foliar da Green Place? O 4BAC faz parte da nossa linha de produtos especiais com origem bio.
Este biofertilizante de aplicação foliar promove melhor aproveitamento dos nutrientes, resultando em plantas saudáveis e mais resistentes a pragas e doenças. E pode ser aplicado em diversos cultivos, como hortaliças, frutas, pastos e grãos.
Conheça nossos produtos e potencialize seus resultados!