Saiba como promover a agricultura sustentável no Brasil

Cada vez mais os agricultores do Brasil, e também do mundo, estão buscando formas de implantar a agricultura sustentável em seus negócios. Além de ser benéfico para o solo, o produto final e para o agricultor, essa prática também é mais economicamente viável.

 

No entanto, é preciso saber como promover a agricultura sustentável da maneira correta. De forma que necessidades de produção sejam supridas, mas sem agredir o solo e o ambiente em geral.

 

Neste post, separamos algumas das práticas que levam à agricultura sustentável, além de mostrar suas vantagens. Então, se você tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, continue com a leitura até o final para não deixar passar despercebido nenhuma informação!

 

O que é agricultura sustentável?

De modo geral, a agricultura sustentável é um conjunto de práticas e elementos que tem como um dos maiores princípios o cuidado com o solo e meio ambiente. Neste tipo de agricultura, todos os elementos naturais são usados com mais consciência.

 

Ou seja, água, solo, animais e vegetais são usados, mas também são conservados. Desse modo, é desenvolvido um sistema equilibrado de produção, garantindo uma capacidade mais longa para aquele solo.

 

A agricultura tem como base três pilares fundamentais. Sendo eles:

  • ambiente saudável;
  • rentabilidade econômica;
  • igualdade social e econômica.

 

Todos vêem a agricultura sustentável com bons olhos, isso porque ela é benéfica para todas as partes envolvidas. Desde o produtor até o consumidor final, visto que gastos extras são evitados e o uso de insumos químicos é reduzido. 

 

Sendo assim, ao praticar esse tipo de agricultura, o agricultor estará contribuindo para a regeneração do solo, reduzindo o uso de insumos não renováveis e promovendo condições de trabalho socialmente mais justas.

 

Práticas para promover a agricultura sustentável 

A agricultura sustentável no Brasil tem ganhado cada vez mais adeptos. Para isso, os agricultores estão seguindo alguns princípios e tomando algumas ações que ajudam a implementar esse modelo em suas plantações.

 

Abaixo você confere alguns exemplos de agricultura sustentável no Brasil, que na verdade são as práticas que os agricultores estão seguindo. 

  • Água da chuva: reutilizar a água da chuva para fazer a irrigação da plantação e a limpeza das máquinas usadas na fazenda é uma das formas de praticar a agricultura sustentável;
  • Rotação de cultura: alternar as culturas em uma área de plantio é ótimo para melhorar a fertilidade do solo e a diversidade biológica. Além de proporcionar melhor controle de potenciais doenças e pragas;
  • Plantio direto: essa ação conserva a terra e torna os sistemas agrícolas mais produtivos através da ausência ou revolvimento mínimo do solo, cobertura com palhada e redução do uso de insumos de origem fóssil;
  • Cuidado com o solo: uma das grandes preocupações da agricultura sustentável é o cuidado com o solo. Aqui, a preservação do solo deve ser feita de forma que não sejam utilizados produtos nocivos ao meio ambiente;
  • Compostagem: em relação com o tópico acima, a compostagem é fundamental. Assim, gastos com compostos químicos são evitados e o solo é preservado da melhor maneira.

 

Vantagens da agricultura sustentável 

Como já citamos brevemente no decorrer deste conteúdo, a agricultura sustentável oferece diversas vantagens e benefícios para quem a pratica. Por isso, saber como promover a agricultura sustentável é fundamental para um bom negócio.

Uma das vantagens que mais atraem os agricultores é o aumento da vida útil do solo onde é feita as plantações. Além da vida útil aumentar, o solo também se torna mais saudável, o que gera alimentos de melhor qualidade.

 

Quando os produtos são de melhor qualidade, o agricultor é reconhecido no mercado pela sua mercadoria. Isso, naturalmente, atrai mais visibilidade e clientes, o que gera mais lucro para aquele produtor. 

 

Além do lucro aumentar, o agricultor vai perceber uma diminuição nos gastos. Principalmente nos custos com insumos, como defensivos agrícolas por exemplo. 

 

Agricultura sustentável é com a Green Place 

Hoje em dia, saber como promover a agricultura sustentável e colocar essas ações em prática é um dos únicos caminhos de garantir que as gerações futuras consigam aproveitar os recursos naturais e se alimentar com produtos de qualidade.

 

Por isso, a Green Place tem orgulho de dizer que carrega em seu DNA a preocupação em elaborar inovações tecnológicas sustentáveis com o objetivo de proteger o cultivo e garantir a preservação do ambiente e dos insetos polinizadores, do manejo de resistência e da segurança alimentar.

 

As soluções da Green Place são elaboradas seguindo os mais altos padrões de sustentabilidade. Sendo assim, os produtos contam com ingredientes naturais e de qualidade!

 

Entre em contato e saiba mais sobre o leque de produtos e encontre o que melhor se enquadra para potencializar o seu negócio!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

agricultura de baixo carbono Green Place

Entenda o que é agricultura de baixo carbono e como fazer

A agricultura brasileira é extremamente importante para o país, visto que gera bastante emprego para a população e é uma das principais fontes de alimento para os brasileiros. Para a economia, também tem grande importância, já que muitos produtos são exportados. No entanto, para manter esse nível de importância, é

SAIBA MAIS
cocoicultura Green Place

Veja o cultivo e os cuidados necessários para a cocoicultura

A cocoicultura, como será possível ver neste artigo, é uma das culturas agrícolas mais importantes para a economia brasileira. Apesar de ser uma cultura originária da Ásia, o fruto se adaptou muito bem no clima e solos do Brasil. Com diferentes tipos de coco, podendo ser usado como ingrediente para

SAIBA MAIS
queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!