Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo. 

Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no desenvolvimento. E é para isso que os bioativadores na agricultura são utilizados. 

No decorrer deste conteúdo, ficará mais fácil entender o que são os bioativadores, como eles agem, como afeta a fisiologia das plantas e muito mais. Além disso, a Green Place conta com uma grande novidade que você pode conferir no final deste texto.

Então, se você quer entender mais sobre esse assunto, continue com a leitura até o final para saber como ajudar suas culturas a se desenvolverem melhor!

O que são bioativadores na agricultura?

Os bioativadores na agricultura são substância orgânicas usadas para modificar, promover ou inibir processos morfológicos e fisiológicos vegetais. De modo simplificado, os bioativos agem no equilíbrio fisiológico da planta, e também, aumentam sua proteção.

As plantas podem passar por muito estresse no campo, principalmente quando as condições climáticas e ambientais não estiverem favoráveis. Esse estresse impacta diretamente no desenvolvimento e na qualidade dos frutos.

Esse estresse é impossível de ser eliminado. No entanto, os bioativadores são capazes de aumentar a qualidade e vigor das plantas. Além de suavizar as condições não favoráveis.

Existem três tipos de bioativadores na agricultura, falaremos mais deles no decorrer do texto, mas é importante saber que cada tipo auxilia as culturas de jeitos específicos. Por exemplo, um ajuda na fotossíntese, outro no equilíbrio da planta, entre outros.

Entenda a fisiologia da planta

Existem alguns fatores essenciais para o desenvolvimento da planta. Sendo eles: potencial genético, equilíbrio fisiológico funcional e condições de solo e ambientais adequadas. Para que a cultura possa alcançar seu potencial genético, é preciso que ela tenha todas as condições ideais ao seu alcance.

Plantas possuem o metabolismo primário e o metabolismo secundário. O metabolismo primário é responsável pela fotossíntese, respiração e o acúmulo de carbono. Já o metabolismo secundário ocorre de acordo com as condições ambientais.

O estresse que a planta enfrenta tem impacto direto nesses metabolismo. Por isso, o uso de bioativadores na agricultura é bem vindo, visto que eles atuam contra condições de estresse. 

Tipos de bioativadores na agricultura

Existem diversas opções de bioativadores disponíveis no mercado agrícola. No entanto, é necessário prestar muita atenção nos princípios ativos de cada um deles. Só assim será possível saber qual é o ideal para o que sua cultura necessita.

Os extratos de algas marinhas são ótimos bioativadores. Ricos em nutrientes de plantas, hormônios semelhantes aos vegetais, glicoproteínas, proteínas, vitaminas e aminoácidos. São ótimos auxiliadores no aumento de resistência ao estresse hídrico e térmico e condições favoráveis ao crescimento e produção vegetal. 

As espécies de alga mais utilizadas na agricultura são: Ascophyllum nodosum, Macrocystis pyri, Durvillea potatorum, Ecklonia máxima e Lithothamnium calcareum.

Os aminoácidos também são utilizados como bioativadores. As plantas já os produzem naturalmente. No entanto, quando usados como suplemento, a tolerância ao estresse aumenta de forma surpreendente.

Esse princípio é utilizado em tratamentos de sementes e na fase vegetativa de algumas culturas, como por exemplo, a soja

Os ácidos húmicos e fúlvicos, também conhecidos como ácidos orgânicos, são usados para melhorar a estrutura física e química do solo. A aplicação desse bioativador promove  aumento da microbiologia do solo, o que, consequentemente, ajuda a melhorar o metabolismo da planta.

Regenera PRO, o bioativador da Green Place

Agora que já ficou claro a importância dos bioativadores na agricultura, chegou a hora de contar a grande novidade da Green Place!

Em parceria com o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, Ideelab Biotecnologia, desenvolvemos o Regenera PRO, o bioadjuvante com ação bioativadora do metabolismo secundário das plantas.

O Regenera PRO é composto por ácidos orgânicos, vitaminas e aminoácidos e faz parte dos produtos especiais da Green Place. Esse novo produto segue a mesma linha dos demais do nosso catálogo, ou seja, oferece uma solução para impulsionar a produtividade e garante a preservação do meio ambiente.

Devido a sua calibrada e inédita formulação, o Regenera influencia diretamente no crescimento e desenvolvimento de plantas, pois um dos seus principais ativos é a base de produção de outros aminoácidos.

A ação bioativadora do Regenera, quando utilizado em conjunto com um fungicida, atua potencializando esse produto. Sua ação causa o atraso da infecção de patógenos e a redução de sintomas.

Os ingredientes usados na formulação do Regenera atuam diretamente na regulação do estresse ambiental, ativando enzimas antioxidantes e diminuindo a formação de radicais livres deletérios para a planta. Isso faz com que as plantas sejam mais eficientes (fotossíntese) e muito mais produtivas.

Para saber mais sobre o Regenera PRO, entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!