Saiba o que é resíduo zero na agricultura e sua importância

A população no geral tem cada vez mais se importado com a qualidade e sustentabilidade das coisas que consomem. Isso se aplica também aos alimentos ingeridos, o que, consequentemente, impacta na agricultura.

Por isso, a grande preocupação da maioria dos produtores agrícolas passou a ser em como promover uma agricultura mais “verde”. Se antes contar com uma agricultura sustentável era um diferencial, hoje ela passou a ser uma exigência. E é aqui que entra o resíduo zero.

O termo “resíduo zero” tem ganhado muitas forças no meio agrícola, por isso, elaboramos este conteúdo para explicarmos mais sobre esse processo. Então, se você quer saber o que é, quais os benefícios e muito mais, continue com a leitura até o final!

O que é resíduo zero na agricultura?

Por algum tempo, uma das maiores preocupações dos agricultores era como aumentar a quantidade produzida em uma cultura. Ou como tornar as frutas, folhas, verduras, entre outros, mais atraentes aos olhos.

E, a solução encontrada, foi o uso de soluções químicas, como fertilizantes e demais produtos agrícolas com base em químicos. 

Porém, fazer o uso indevido, ou em excesso, desses tipos de produtos pode resultar em um impacto negativo ao ambiente. 

Também existe a possibilidade de alimentos irem para os mercados com substâncias químicas acima do permitido, justamente por conta deste uso indevido.

Vendo a gravidade do problema, e com o avanço nos estudos e tecnologias para a área agrícola, pessoas do setor começaram a pensar em uma solução. E encontraram a resposta nos produtos de resíduo zero.

O resíduo zero na agricultura consiste em minimizar, ou até mesmo eliminar por completo, o desperdício de recursos naturais e a geração de resíduos. E também, na combinação de produtos naturais e biológicos junto com os produtos químicos.

Assim, a quantidade do produto químico usado nas plantações é diminuída drasticamente (em alguns casos substituída totalmente), sem causar danos ao meio ambiente.

Entenda o que é resíduo agrícola

Na agricultura, são considerados resíduos agrícolas os adubos, fertilizantes, esterco, ração, restos de colheitas e até mesmo as embalagens dos produtos usados. Ou seja, tudo que é utilizado nas plantações e pastos com o intuito de aumentar a produção ou a qualidade.

Esses resíduos viram um problema quando não são descartados da forma correta. Ou, no caso dos fertilizantes e demais defensivos agrícolas, quando são usados em excesso e contaminam o meio-ambiente. 

Produtos de resíduo zero

Produtos de resíduo zero costumam seguir alguns princípios. Como, por exemplo, usam os recursos, como água, energia e nutrientes, de forma eficiente e otimizada. Assim, aumentam a eficiência do sistema produtivo e diminuem as perdas.

Esses produtos também incentivam uma agricultura regenerativa. Isso é feito através de práticas agrícolas que regeneram os recursos naturais. Desse modo, são usados adubos orgânicos, feito o plantio direto e a rotação de cultura, entre outros.

Essas práticas estimulam a fertilidade do solo. Além de aumentar a biodiversidade e reduzir a erosão.

Selo zero resíduo

Existe um selo de zero resíduo. Esse selo tem como objetivo garantir um alto nível de qualidade e segurança dos produtos. Também visa respeitar o meio ambiente, aumentar a biodiversidade e a proteção dos solos. 

Produtos com esse selo podem facilmente serem reconhecidos pelos consumidores. Dessa forma, as pessoas passam a confiar mais naqueles produtos, pois sabem que estão consumindo algo seguro e livre de químicas.

Benefícios dos produtos de resíduo zero

Com as informações apresentadas neste conteúdo já dá pra perceber que produtos resíduo zero são benefícios para a agricultura e o meio ambiente, certo? Mas, para reforçar essa informação, separamos neste tópico alguns benefícios. Confira:

  • Esses produtos ajudam na prevenção do meio ambiente. Visto que eliminam o desperdício de recursos e reduzem a poluição;
  • Usar produtos de zero resíduo resulta em alimentos mais seguros e saudáveis para a população;
  • Ao longo prazo, os agricultores que passarem a usar produtos deste tipo podem notar uma melhora na saúde financeira. Isso por conta da otimização do uso de recursos e a redução de custos associados ao gerenciamento de resíduos.

Resíduo zero na Green Place

A Green Place leva a agricultura sustentável muito a sério. A agricultura verde faz parte do DNA da Green Place e todos os produtos de nosso catálogo são elaborados seguindo esses ideais.

O Traçador, por exemplo, é um bioadjuvante multifunção com ação exclusiva, composto pela associação de terpenos e polifenois extraídos de óleos essenciais naturais e diferenciados. Ele foi desenvolvido baseado em conceitos de sustentabilidade, é resíduo zero e não possui período de carência para aplicação.

Ideal para ser um verdadeiro aliado para potencializar a eficiência dos inseticidas químicos ou biológicos, garantindo resultados ainda melhores no manejo de pragas! 

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!