Plano safra 2024/25 e estimativas para os grãos

Sempre que um ciclo chega ao seu final, pessoas começam a se programar para o futuro, com o fim do ano acontece o mesmo. E, no agronegócio esse planejamento é extremamente importante. Por isso, o Governo Federal já lançou o Plano safra 2024/25.

Além do Plano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também já divulgou algumas estimativas para a produção de grãos da safra 2024/25. Saber desses dados ajuda os produtores agrícolas a se programarem para o futuro.

Por isso, reunimos essas importantes informações neste texto. Aqui, falamos todos os dados que já estão disponíveis sobre o Plano safra, o que se espera da produção dos principais grãos e, claro, como potencializar essas safras com produtos Green Place.

Então, continue com a leitura deste conteúdo até o final para saber como se planejar para o próximo ano agrícola.

O que se sabe sobre o Plano safra 2024/25

Através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Governo Federal divulgou as informações para o Plano Safra 2024/25. 

Com um aumento de 10% em relação ao Plano passado, serão R$ 400,59 bilhões destinados a linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores.

Além desse valor, ainda tem mais R$ 108 bilhões em recursos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) destinados para as Cédulas do Produto Rural (CPR) designados para os produtores rurais. 

Assim como o Plano passado, o do próximo ano visa incentivar a agricultura sustentável. E, como forma de incentivo, o governo irá premiar produtores agrícolas que estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado, assim como aqueles que adotam práticas agrícolas consideradas sustentáveis.

Como é possível ver na tabela abaixo, tirada do site do Ministério da Agricultura e Pecuária, são 13 programas voltados para o financiamento de investimentos visando a inovação e a modernização das atividades agrícolas.

Com esses programas, espera-se maior produtividade do campo, aumento de renda e também da geração de emprego no agronegócio.

Estimativa de safra de grãos 2024/25

Entre outubro e novembro de 2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou duas estimativas para a safra de grãos de 2024/25. 

Na primeira estimativa, o número total esperado era de 322,47 milhões de toneladas de grãos. Já na segunda, esse número subiu para 322,53 milhões de toneladas!

Com o número da última estimativa, temos um aumento de 8,2% quando comparado ao mesmo período passado. Em toneladas, isso representa 24,62 milhões a mais. 

Nos tópicos abaixo falamos mais detalhadamente sobre a estimativa dos principais grãos do país, como feijão, soja, arroz e milho. Confira!

Produção de arroz

A produção de arroz no Brasil sofreu algumas consequências negativas durante o ano de 2024. Isso porque, o Rio Grande do Sul, o Estado que mais produz arroz no país, sofreu com graves enchentes durante o mês de abril e maio. E isso teve grande impacto no mercado agrícola.

Mas, a boa notícia é que dentre os grãos com maior crescimento para a próxima safra, o arroz é o que mais se destaca! São 9,9% de crescimento na área semeada. O Sul do país espera registrar a maior área cultivada, chegando a cerca de 1,16 milhão de hectares. 

O total esperado para o arroz é de 1,77 milhão de hectares!

Produção de soja

As condições climáticas têm sido muito favoráveis à plantação de soja. Essa cultura deve ter um aumento de 2,6% em área plantada para a safra de 2024/25, somando um total de 47,36 milhões de hectares destinados para a soja.

Estima-se uma produção de 166,14 milhões de toneladas do grão. 

Produção de milho

Apesar da área para a produção de milho não apresentar aumento, continuando em cerca de 21 milhões de hectares, deve apresentar uma recuperação nas produtividades. O esperado é que a produção total resulte em 119,8 milhões de toneladas.

Produção de feijão

O plantio de feijão deve apresentar um aumento de 3,6% na área semeada, resultando em cerca de 892,3 mil hectares para a cultura. O feijão pode ser cultivado durante todo o ano, por isso, a previsão é para três safras.

Para a primeira safra estão previstas 991,6 mil toneladas da leguminosa. Somando as três safras, espera-se atingir o número de 3,3 milhões de toneladas. Isso equivale a 1,8% a mais do obtido em 2023/24.

Cuidando da safra 2024/25 com Green Place

Agora que você já sabe os dados para o Plano Safra 2024/25 e as previsões da Conab para os grãos, chegou o momento de preparar os melhores produtos que vão ajudar a potencializar suas plantações.

Na Green Place, é possível encontrar diversos produtos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas, biofertilizantes, e muito mais! No catálogo consta produtos específicos para as culturas de arroz, soja, milho e muitas outras!
Lembrando que todos os produtos são desenvolvidos com base nos ideais da agricultura verde e sustentável. Entre em contato com a equipe Green Place para saber como conseguir cultivar a produtividade de forma sustentável e segura!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

virose do tomate blog green place tomates doente

Virose do tomate: confira o impacto nas lavouras

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o cultivo de tomate no Brasil gera, por hectare/ano, entre cinco e seis empregos diretos e indiretos. Assim, já conseguimos enxergar a importância dessa cultura. No entanto, a virose do tomate que está afetando as lavouras em 2025 pode mudar isso.

SAIBA MAIS
biodiversidade do solo blog green place solo com minhocas

Biodiversidade do solo: dados e manejo correto

O solo é a principal base para a agricultura do país. Não só isso, mas a biodiversidade do solo é responsável por mais de um quarto da vida terrestre. Cerca de mais de 25% da vida terrestre encontra-se nesse ambiente em forma de organismos macro e microscópicos. São essas espécies

SAIBA MAIS
estiagem blog green place campo seco

Estiagem severa no Rio Grande do Sul impacta agricultura

Já falamos aqui no blog da Green Place como as mudanças climáticas impactam negativamente a agricultura. O ano de 2024, inclusive, foi marcado por uma série de desastres naturais como as queimadas e as enchentes. E, o ano de 2025 começou com estiagem em diversos Estados brasileiros. Mas, atualmente o

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!