Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo. 

Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no desenvolvimento. E é para isso que os bioativadores na agricultura são utilizados. 

No decorrer deste conteúdo, ficará mais fácil entender o que são os bioativadores, como eles agem, como afeta a fisiologia das plantas e muito mais. Além disso, a Green Place conta com uma grande novidade que você pode conferir no final deste texto.

Então, se você quer entender mais sobre esse assunto, continue com a leitura até o final para saber como ajudar suas culturas a se desenvolverem melhor!

O que são bioativadores na agricultura?

Os bioativadores na agricultura são substância orgânicas usadas para modificar, promover ou inibir processos morfológicos e fisiológicos vegetais. De modo simplificado, os bioativos agem no equilíbrio fisiológico da planta, e também, aumentam sua proteção.

As plantas podem passar por muito estresse no campo, principalmente quando as condições climáticas e ambientais não estiverem favoráveis. Esse estresse impacta diretamente no desenvolvimento e na qualidade dos frutos.

Esse estresse é impossível de ser eliminado. No entanto, os bioativadores são capazes de aumentar a qualidade e vigor das plantas. Além de suavizar as condições não favoráveis.

Existem três tipos de bioativadores na agricultura, falaremos mais deles no decorrer do texto, mas é importante saber que cada tipo auxilia as culturas de jeitos específicos. Por exemplo, um ajuda na fotossíntese, outro no equilíbrio da planta, entre outros.

Entenda a fisiologia da planta

Existem alguns fatores essenciais para o desenvolvimento da planta. Sendo eles: potencial genético, equilíbrio fisiológico funcional e condições de solo e ambientais adequadas. Para que a cultura possa alcançar seu potencial genético, é preciso que ela tenha todas as condições ideais ao seu alcance.

Plantas possuem o metabolismo primário e o metabolismo secundário. O metabolismo primário é responsável pela fotossíntese, respiração e o acúmulo de carbono. Já o metabolismo secundário ocorre de acordo com as condições ambientais.

O estresse que a planta enfrenta tem impacto direto nesses metabolismo. Por isso, o uso de bioativadores na agricultura é bem vindo, visto que eles atuam contra condições de estresse. 

Tipos de bioativadores na agricultura

Existem diversas opções de bioativadores disponíveis no mercado agrícola. No entanto, é necessário prestar muita atenção nos princípios ativos de cada um deles. Só assim será possível saber qual é o ideal para o que sua cultura necessita.

Os extratos de algas marinhas são ótimos bioativadores. Ricos em nutrientes de plantas, hormônios semelhantes aos vegetais, glicoproteínas, proteínas, vitaminas e aminoácidos. São ótimos auxiliadores no aumento de resistência ao estresse hídrico e térmico e condições favoráveis ao crescimento e produção vegetal. 

As espécies de alga mais utilizadas na agricultura são: Ascophyllum nodosum, Macrocystis pyri, Durvillea potatorum, Ecklonia máxima e Lithothamnium calcareum.

Os aminoácidos também são utilizados como bioativadores. As plantas já os produzem naturalmente. No entanto, quando usados como suplemento, a tolerância ao estresse aumenta de forma surpreendente.

Esse princípio é utilizado em tratamentos de sementes e na fase vegetativa de algumas culturas, como por exemplo, a soja

Os ácidos húmicos e fúlvicos, também conhecidos como ácidos orgânicos, são usados para melhorar a estrutura física e química do solo. A aplicação desse bioativador promove  aumento da microbiologia do solo, o que, consequentemente, ajuda a melhorar o metabolismo da planta.

Regenera PRO, o bioativador da Green Place

Agora que já ficou claro a importância dos bioativadores na agricultura, chegou a hora de contar a grande novidade da Green Place!

Em parceria com o laboratório de pesquisa e desenvolvimento, Ideelab Biotecnologia, desenvolvemos o Regenera PRO, o bioadjuvante com ação bioativadora do metabolismo secundário das plantas.

O Regenera PRO é composto por ácidos orgânicos, vitaminas e aminoácidos e faz parte dos produtos especiais da Green Place. Esse novo produto segue a mesma linha dos demais do nosso catálogo, ou seja, oferece uma solução para impulsionar a produtividade e garante a preservação do meio ambiente.

Devido a sua calibrada e inédita formulação, o Regenera influencia diretamente no crescimento e desenvolvimento de plantas, pois um dos seus principais ativos é a base de produção de outros aminoácidos.

A ação bioativadora do Regenera, quando utilizado em conjunto com um fungicida, atua potencializando esse produto. Sua ação causa o atraso da infecção de patógenos e a redução de sintomas.

Os ingredientes usados na formulação do Regenera atuam diretamente na regulação do estresse ambiental, ativando enzimas antioxidantes e diminuindo a formação de radicais livres deletérios para a planta. Isso faz com que as plantas sejam mais eficientes (fotossíntese) e muito mais produtivas.

Para saber mais sobre o Regenera PRO, entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS
bananicultura

Saiba mais sobre a bananicultura e seus cuidados necessários

A bananicultura é uma das mais importantes culturas para o Brasil. Apesar da banana ter sido trazida para o país pelos portugueses, ela praticamente se tornou a cara do Brasil. Essa fruta pode ser usada em diversas receitas, comida de várias formas, seja ela em chips, cozida, assada, frita, e

SAIBA MAIS
Bioativador agricultura biadjuvante regenera pro

Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo.  Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!