Saiba mais sobre a bananicultura e seus cuidados necessários

A bananicultura é uma das mais importantes culturas para o Brasil. Apesar da banana ter sido trazida para o país pelos portugueses, ela praticamente se tornou a cara do Brasil. Essa fruta pode ser usada em diversas receitas, comida de várias formas, seja ela em chips, cozida, assada, frita, e até mesmo usada para bebidas, como licor, vitamina, entre outros.

A banana ficou tão forte no país, que hoje em dia ela é a segunda fruta mais produzida em terras nacionais. Com isso, além de importante para a alimentação, a banana também é muito importante para a agricultura. E, consequentemente, muito importante para a economia do país.

Não é só no mercado interno que a fruta se faz presente de forma importante. O Brasil também exporta a fruta para alguns países. No entanto, para que seja possível continuar plantando e colhendo frutas de qualidade, é preciso saber cuidar dessa cultura.

Por isso, elaboramos esse conteúdo. Aqui, vamos falar mais sobre a cultura no país, os cuidados com solo, as principais doenças e mais. Então, continue lendo até o final para não perder nenhuma informação!

Bananicultura no Brasil

Como citado anteriormente, na introdução deste conteúdo, a bananicultura é muito importante para nosso país. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo! 

Como um dos maiores produtores de banana do mundo, o Brasil colhe anualmente aproximadamente 7 milhões de toneladas da fruta por ano! Dessa quantidade, apenas 1% é exportado. 

Para essa cultura, são reservados cerca de 500 mil hectares espalhados pelo Sul, Sudeste e Nordeste do país. São Paulo é o estado que mais produz banana no país, seguido de Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. 

Dentre os tipos de banana, os mais plantados são banana prata, com 60% da produção, em seguida temos a banana nanica com 30% e por último temos a junção da banana maçã, banana da terra e outras variedades que somam 15%. 

A bananicultura movimenta por volta de R$13 bilhões por ano e ainda promove o emprego de 500 mil pessoas. A plantação de banana é muito praticada pela agricultura familiar.

Cuidados com a bananicultura

Toda cultura precisa de cuidados específicos, e com a bananicultura não seria diferente. É preciso monitorar todas as etapas de desenvolvimento da planta, para que seja possível obter frutos de qualidade.

Esses cuidados precisam começar desde antes da semeadura, com os cuidados com o solo. Assim, deve ser analisado se a área escolhida para a plantação tem nutrientes suficientes e se o solo possui as características adequadas para essa cultura.

Além disso, também é preciso prestar atenção no clima do local e no controle e manejo de pragas e doenças. 

No caso dos nutrientes, a absorção deles na bananicultura é muito lenta nos primeiros 165 dias do plantio. A velocidade de absorção aumenta conforme o desenvolvimento da planta. O nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio são alguns dos nutrientes indispensáveis para que a banana se desenvolva de forma saudável e seja de qualidade. 

Solo

O preparo do solo é sempre muito importante. E, em alguns casos, ele é indispensável para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Em geral, o preparo é feito para que a cultura consiga ter melhores condições físicas para seu crescimento. 

Além disso, essa preparação auxilia no combate às plantas daninhas, que podem causar muitos danos para a cultura. No caso da bananicultura, esse preparo pode ser feito de forma manual ou mecanizada.

A cultura da banana não se dá bem com solos muito ácidos, por isso é recomendado fazer a correção. Um dos métodos mais utilizados para a correção é a calagem. Com esse método, é possível elevar o pH do solo ao aplicar quantidade de cálcio e magnésio. Isso ajuda a reduzir a acidez.

Adubação

A bananeira é uma planta que possui um crescimento rápido. Mas, para que isso seja possível e sustentável, ela precisa ter à disposição alguns nutrientes essenciais. A quantidade correta de nutrientes e de adubo que a banana precisa pode variar de acordo com sua espécie.

Isso porque, a capacidade de absorção dos nutrientes presentes no solo também varia de uma planta para outra. No caso da banana, a Bananeira Terra é a que possui maior capacidade de absorção. 

Como citado anteriormente neste conteúdo, existem alguns nutrientes principais para a bananicultura. Mas, também existem os micronutrientes, o boro e o zinco. A falta de cada um desses nutrientes e micronutrientes impactam as plantas de forma diferente.

Por exemplo, a falta de fósforo faz com que a planta cresça atrofiada e com raízes fracas. Já a falta de nitrogênio reduz o número de folhas, aumenta a quantidade de dias para o desenvolvimento e os cachos não são fartos. 

Os micronutrientes são os que mais comuns de estarem ausentes nas bananeiras, o que pode causar danos no desenvolvimento da planta.

Sendo assim, a adubação deve ser feita de forma correta, aplicando apenas aquilo que realmente falta no solo ou na planta. E, para isso, é preciso fazer a análise do solo e seguir à risca o rótulo dos produtos usados para o trato da cultura.

Principais pragas e doenças da banana

A bananicultura não está livre de pragas e doenças. Assim como todas as outras culturas presentes na agricultura, a banana também possui algumas ameaças que podem colocar a saúde e a qualidade do fruto em risco.

Nos tópicos abaixo, separamos as principais pragas e doenças da banana. Confira para saber como identificá-las.

Pragas

A Broca-do-rizoma (Cosmopolites sordidus.), também chamada de moleque-da-bananeira, é a praga que mais atinge a bananicultura. É quando ainda são larvas que essa praga afeta as bananeiras. 

Na banana Prata, o dano causado por essas larvas pode chegar a 30%. E, na banana Nanica, que é a mais atingida, o dano chega a 80%! Essa praga é disseminada através de mudas infestadas. 

A Tripes da Erupção dos Frutos (Frankliniella spp.) causa danos nos frutos já em desenvolvimento. Os sintomas são pontuações marrons e ásperas ao tato. E, apesar de não afetar a qualidade do fruto, o valor comercial da fruta diminui consideravelmente.

As lagartas também são pragas que afetam a cultura da banana. Existem diversas espécies de lagartas. Uma das principais são as lagartas da espécie Caligo, em específico as C. brasiliensis, C. beltrao e C. illioneus. Também existem as lagartas da espécie Opsiphanes, sendo as principais as O. invirae e O. cassiae.

Tanto as lagartas das espécies Caligo quanto as Opsiphanes afetam as bananeiras ao causarem destruição de grandes áreas. 

Outras espécies de lagartas que atingem as bananas são as Antichloris eriphia e A. viridis., essas atacam a bananicultura apenas perfurando o limbo foliar.

Doenças

Dentre as doenças que podem afetar a bananicultura, as principais causadas por vírus são o Mosaico da bananeira causada pelo vírus Cucumber mosaic virus e a Estrias da bananeira (Banana streak virus).

O Mosaico da bananeira é causado pelo vírus do pepino. A doença se manifesta na planta através da presença de sintomas que parecem um mosaico. Quando a planta infectada é exposta a baixas temperaturas, ela pode ser necrosada. 

A Estrias da bananeira apresenta riscas cloróticas. Se essa doença não for tratada, as plantas que antes possuíam apenas riscas cloróticas, podem acabar necrosadas. 

Já as principais doenças causadas por bactérias são as Murcha bacteriana e a Podridão-mole. Causada pela bactéria Ralstonia solanacearum Smith (Pseudomonas solanacearum), a Murcha bacteriana está presente em todos os Estados do Norte, salvo o Acre. 

Essa doença pode acometer tanto as plantas jovens quanto as adultas. E, dependendo do nível de infecção pode atingir 100% da produção. Os sintomas incluem: descoloração vascular central da planta, presença de frutos amarelos em cachos verdes, seca do coração e da ráquis, entre outros.

A Podridão-mole é causada pela bactéria Erwinia musa. e não apresenta tanto risco para a cultura da banana. Na maioria dos casos, ela é desenvolvida por causa do estresse causado pela alta umidade. Os principais sintomas são o apodrecimento do caule e a liberação de um líquido mal cheiroso.

Quanto às doenças causadas por fungos, temos duas principais. A Sigatokas e a Mal-do-Panamá.

A Sigatokas é dividida em Sigatoka Amarela e Sigatoka Negra. A Sigatoka-amarela é causada pelo fungo Mycosphaerella musicola está presente em todo o país, em níveis endêmicos. Ela pode causar perda de até 50% da produção. 

A Sigatoka Negra é a doença que mais causa problemas na bananicultura, e, consequentemente, a que mais gera preocupação para os bananicultores. Ela é causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis.

Manejo da bananicultura com a Green Place

Na Green Place é possível encontrar as mais variadas soluções agrícolas para a cultura da banana. Desde fungicidas, como Safenith – fungicida protetor não sistêmico de ação por contato do grupo químico das isoftalonitrilas-  e Ofek-Turbo – fungicida com modo de ação sistêmico recomendado para aplicações foliares no controle de doenças. 

Passando por herbicida não-seletivo registrado para o controle de plantas infestantes em pós-emergência, como o Glufosinate-Ammonium 200 SL, chegando a biofertilizante de aplicação foliar que promove melhor aproveitamento dos nutrientes como o 4BAC.

Seja qual for a cultura, a Green Place tem o tratamento certo para potencializar seus resultados!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS
bananicultura

Saiba mais sobre a bananicultura e seus cuidados necessários

A bananicultura é uma das mais importantes culturas para o Brasil. Apesar da banana ter sido trazida para o país pelos portugueses, ela praticamente se tornou a cara do Brasil. Essa fruta pode ser usada em diversas receitas, comida de várias formas, seja ela em chips, cozida, assada, frita, e

SAIBA MAIS
Bioativador agricultura biadjuvante regenera pro

Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo.  Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!