Confira dados e a importância da agricultura familiar

A agricultura familiar é mais importante do que muitas pessoas possam imaginar. Além de contribuir para uma agricultura mais sustentável, a familiar promove muitos empregos. Também é vista como um sinônimo para alimentos saudáveis na mesa da população.

Com auxílio de programas do Governo, esse tipo de agricultura tem a capacidade e a possibilidade de crescer ainda mais. E, como vocês poderão ver neste texto, contar com esse tipo de negócio pode ser muito benéfico.

Os benefícios atingem não só os produtores agrícolas, mas também a população no geral, o comércio, a saúde financeira do país e muito mais. Lendo este conteúdo será possível entender o que de fato é a agricultura familiar e porque ela é tão importante. 

Além de conferir dados sobre safras passadas e projeções para o futuro e conhecer um pouco mais sobre os programas que auxiliam essa agricultura. Então, continue com a leitura até o final e fique por dentro de tudo!

O que é agricultura familiar?

Para que uma agricultura seja intitulada como familiar, é necessário que ela se enquadre nas normas da Lei 11.326/2006. Mas, de maneira geral, é considerada agricultura familiar aquela que utiliza mão de obra da própria família para executar as operações econômicas.

Também é fundamental que a propriedade em que a plantação esteja, não ultrapasse quatro módulos fiscais (unidade de medida agrária usada no Brasil). 

O cuidado e gerenciamento administrativo e operacional do negócio deve ser feito inteiramente pelos membros da família. Também é preciso comprovar que parte da renda da família vem da propriedade rural. 

Foi através da Lei 11.326 que a agricultura familiar passou a ser considerada uma profissão no Brasil. Por isso, existem regras a serem seguidas. Com essas normas, os produtores agrícolas são elegíveis para participar de programas do governo.

Agricultura familiar no Brasil

Segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023 da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), a agricultura familiar brasileira é responsável por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país.

Esse tipo de agricultura ocupa cerca de 23% das áreas destinadas para plantação do país, ou seja, é estimado que exista um total de 3,9 milhões de propriedades de agricultura familiar no Brasil.  

O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países que mais produzem alimentos através da agricultura familiar no mundo. Além disso, essa prática é responsável por incentivar a economia do país, como citado anteriormente neste mesmo conteúdo.

Isso se dá pelo fato de que esse tipo de agricultura é responsável por cerca de 40% da renda da população economicamente ativa. E, em 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, a agricultura familiar é uma das maiores responsáveis pela movimentação econômica.

Qual a importância da agricultura familiar

Sabendo sobre a agricultura familiar no Brasil já é possível entender um pouco da sua importância. Cerca de 77% dos estabelecimentos agrícolas do país são de agricultura familiar. 

Além disso, esse tipo de agricultura é o maior responsável pelo abastecimento do mercado interno. Também é preciso levar em conta que esse tipo de agricultura promove, e deixa à disposição da população, alimentos saudáveis, através do manejo sustentável de suas plantações.

Em questão da geração de emprego. A agricultura familiar emprega cerca de 10,1 milhões de trabalhadores no Brasil. Esses trabalhadores estão distribuídos da seguinte forma:

  • 46,6% estão no Nordeste;
  • 16,5% no Sudeste;
  • 16% no Sul;
  • 15,4% no Norte;
  • 5,5% no Centro-Oeste.

Quando falamos da importância dessa agricultura em níveis globais, precisamos lembrar que em 2009 a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou um relatório mostrando que a produção mundial de alimentos precisa aumentar em 70% até 2050.

Se isso não for alcançado, grande parte da população ficará sem acesso a alimentos e passará fome. A agricultura familiar é uma grande esperança para que esse objetivo seja alcançado de forma sustentável.

Plano safra 23/24 agricultura familiar

O Plano Safra da Agricultura Familiar é um programa do governo que conta com um conjunto de ações destinadas a incentivar a produção de alimentos saudáveis no país. Dentre essas ações estão investimentos e financiamentos a juros baixos.

Após quatro anos, a agricultura familiar voltou a ser prioridade no programa do Governo Federal. Com isso, foram destinados R$ 71,6 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Esse valor foi 34% acima do valor destinado no ano anterior. Também ficou marcado como o valor mais alto até então.

E, além do valor, pela primeira vez, indígenas e quilombolas também foram beneficiados pelo programa. Outra novidade foi a criação de linhas específicas para mulheres. Dessa forma, um homem e uma mulher da mesma família podem tomar créditos separados.

No começo de julho de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025. O valor destinado para o crédito rural no âmbito do Pronaf é 6,2% maior que o destinado para 2023/2024. O valor é de R$ 76 bilhões!

Todas as novidades que o Plano Safra 2024/205 apresenta, combinadas com o alto valor destinado para essa produção, mostram o compromisso renovado do apoio direto aos agricultores familiares.

Além de refletir sobre a importância da agricultura familiar para a economia do país e estabelecer um caminho sólido para o crescimento sustentável.

Cuide da agricultura familiar com Green Place

Como ficou claro neste conteúdo, a agricultura familiar é de extrema importância para a economia e para a produção de alimentos de qualidade. Nesse tipo de agricultura, a sustentabilidade é levada muito a sério.

E, na Green Place, os ideais da agricultura verde fazem parte do DNA da empresa, de seus produtos e de toda a equipe. Por isso, recomendamos nossos produtos para um manejo sustentável e eficaz.

Entre em contato para saber mais detalhes!

Compartilhe este conteúdo:

Posts Relacionados:

queimadas no solo agricultura Green Place

Queimadas no solo e as consequências na agricultura

As queimadas no solo é um assunto que merece bastante atenção, principalmente para aqueles que vivem da agricultura. Apesar de poder ser provocada também por ação humana intencional, é preciso redobrar a atenção em períodos de tempo seco. O tempo seco ajuda as queimadas se intensificarem, e normalmente, esse tempo

SAIBA MAIS
bananicultura

Saiba mais sobre a bananicultura e seus cuidados necessários

A bananicultura é uma das mais importantes culturas para o Brasil. Apesar da banana ter sido trazida para o país pelos portugueses, ela praticamente se tornou a cara do Brasil. Essa fruta pode ser usada em diversas receitas, comida de várias formas, seja ela em chips, cozida, assada, frita, e

SAIBA MAIS
Bioativador agricultura biadjuvante regenera pro

Bioativadores na agricultura: o que são e como funcionam

Para que uma cultura se desenvolva de forma saudável e satisfatória, resultando em uma produção de qualidade e com bom retorno financeiro, muitas condições ambientais são envolvidas no processo.  Por vezes, essas condições ambientais não são favoráveis. Nesses casos, é necessário usar de algumas ferramentas para auxiliar as plantas no

SAIBA MAIS

Assine agora nossa Newsletter

Assine gratuitamente o nosso conteúdo exclusivo e não perca
nenhuma novidade do mundo agro.
Não perca nenhum conteúdo que preparamos para você!