O Brasil é um país rico em frutas cítricas e tropicais. Além dos frutos cítricos muito conhecidos, como a laranja e limão, outra cultura que faz bastante sucesso no país, e no mundo, é a da mangueira.
A manga é um fruta cítrica, mas comumente mais doce que as citadas acima. Essa fruta possui polpa carnuda e doce e pode ser usada como ingrediente principal para geleia, doces, sucos entre outros.
No post de hoje, vamos falar mais sobre a cultura da manga, os cuidados necessários para uma boa plantação, as principais doenças e pragas que acometem essa cultura e mais. Então, continue lendo o conteúdo até o final para saber mais sobre essa cultura!
Plantação de mangueira no Brasil
No Brasil, a região que mais produz manga é o Nordeste, sendo responsável por mais de 80% da cultura da mangueira no país. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Vale do São Francisco é o principal polo produtor da manga, detendo cerca de 60% da produção da região.
O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou um estudo que mostrou que as mangas têm tido grande importância e impacto na produção do agronegócio brasileiro. Ainda segundo o estudo, de janeiro a maio de 2023, foram exportados cerca de US$ 51,3 milhões em manga!
As projeções para o futuro são ainda mais animadoras! Acredita-se que a produção de manga deve crescer cerca de 22,9% até 2032/2033.
Tipos de cultivares de manga e suas características
Existem diversos tipos de cultivares de manga. Neste tópico você confere os principais e suas características. Começando pela “Espada”, sendo essa a variedade de manga brasileira mais antiga.
A árvore desse fruto é vigorosa e produtiva e os frutos gerados costumam ser de tamanho médio, algo em torno de 300 g. Sua coloração pode ir do verde intenso ao amarelo esverdeado.
Apesar da Espada ser a variedade mais antiga, a mais conhecida é a Rosa. Essa variedade possui frutos de coloração amarelo para rosa-vermelho.
A variedade Haden é de origem da Flórida, nos EUA. Os frutos dessa variação podem ter 350 a 680 g e a cor predominante é o amarelo com vermelho. Outra variação originária da Flórida é a Palmer. Sendo essa uma semi-anã, com casca roxa a vermelha.
Ainda falando das mangas originárias da Flórida, temos a Kent e a Tommy Atkins. A Kent conta com um dos maiores frutos, variando de 550 a 1.000 g, com formato oval e coloração verde amarelado, corado de vermelho.
Já a Tommy Atkins possui fruto de tamanho médio, cerca de 460 g. Também possui formato oval e sua coloração é laranja-amarela.
Como cultivar mangueira
A mangueira precisa de um clima semiárido e se adapta bem às áreas em que períodos de seca e chuvosa sejam bem definidas. O período seco antes do florescimento permite que a planta tenha um período de repouso vegetativo. O período de chuva é benéfico após a frutificação, visto que isso estimula o desenvolvimento dos frutos e impede sua queda.
Quando existe um sistema de irrigação, a plantação da mangueira pode ocorrer em qualquer época do ano. Caso contrário, ela deve ser feita no período das águas.
Solos sujeitos a encharcamento e solos pedregosos devem ser evitados para esse tipo de cultura. A manga prefere solos arenosos ou argilosos. Para o espaçamento, o ideal é de 10m entre ruas por 10m entre plantas.
No entanto, outros espaçamentos também podem ser usados, dependendo das condições do solo e do manejo da cultura. Sendo esses espaçamentos: 9 x 9m, 9 x 6m, 10 x 8m, 8 x 8m, 8 x 5m, 6 x 6m e 5 x 5m.
Doenças da manga
Existem muitas doenças que podem acometer a cultura da mangueira. A seguir você confere algumas das principais.
A Antracnose apresenta diferentes sintomas em cada parte da planta. Como, por exemplo, nas folhas novas os sintomas são pequenas manchas arredondadas, de coloração marrom. A doença também deixa as folhas retorcidas, necrosadas e com rupturas.
Nos frutos mais novos e menores, os sintomas são manchas e não conseguem completar a maturação fisiológica. Já nos frutos maiores, aparecem manchas negras, deprimidas e pequenas rachaduras.
A Seca da mangueira é outra doença comum dessa cultura. Como o próprio nome indica, o sintoma é o secamento parcial ou total da copa das árvores, o que resulta na morte da planta.
Causada pela bactéria Xanthomonas campestris pv., a Mancha angular causa, nas folhas, manchas angulares delimitadas pelas nervuras de coloração parda-escura e envoltas por um halo amarelo. Nos frutos, os sintomas são rachaduras e queda.
Pragas da manga
A plantação de manga também não está livre das pragas. Por exemplo, a doença causada pela mosca-das-frutas do gênero Anastrepha, é causada através do depósito dos ovos dessa praga na fruta. No local onde o ovo é depositado acontece a contaminação por fungos ou bactérias que causa o apodrecimento do fruto.
As Cochonilhas também são pragas que atingem a mangueira. Elas sugam a seiva da planta, levando à queda das folhas, secamento de ramos e o aparecimento de fumagina.
Os ácaros e as lagartas também causam danos para as mangas. Dentre os ácaros, os principais são os das famílias Tetranychidae e Eriophydae. E das lagartas a mais conhecida é a bicho-de-fogo, sussuarana ou taturana.
Manejo da mangueira com Green Place
A melhor maneira de proteger uma cultura é usando insumos agrícolas apropriados. A Green Place tem um vasto portfólio de produtos para as mais variadas culturas. Inclusive produtos para a mangueira.
Para a manga, a Green Place conta com inseticidas, bioadjuvantes e biofertilizantes. Entre em contato e saiba como proteger sua cultura sem agredir o solo!