A plantação de amendoim vem crescendo significativamente, não só no Brasil, mas como em outros lugares do mundo. Essa leguminosa é rica em minerais, vitaminas e proteínas. E, por isso, é muito usada na indústria alimentícia.
O amendoim pode ser usado como matéria prima para óleo, pasta de amendoim, salgados e doces dos mais variados tipos. Como você verá no decorrer deste conteúdo, o amendoim pode ser cultivado em diferentes tipos de solo. E, por isso, pode ser bem rentável.
No entanto, para usufruir dessa rentabilidade, é preciso saber quais são as maneiras corretas de fazer a plantação dessa cultura, o manejo contra pragas e doenças e outros cuidados necessários.
E é sobre isso que iremos falar no post de hoje! Então, continue com a leitura até o final para saber mais sobre essa cultura.
Plantação de amendoim no Brasil
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), São Paulo é o Estado que mais produz e exporta amendoim no Brasil. Ainda de acordo com a Conab, o Estado foi responsável por 92,8% do total da safra nacional de 2021/22.
Esses 92,8% representam cerca de 692,7 mil toneladas de leguminosas! Outros Estados brasileiros que se destacaram na safra passada foram Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, ocupando, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de produção.
Desde a década de 1980 o Brasil não produzia amendoim nessa escala! Mas, nos últimos dez anos, graças ao avanço tecnológico voltado para o agronegócio e novos cultivares, a produção nacional voltou a subir.
O amendoim passou a ser plantado em canaviais. Isso contribui para o aumento da área semeada e também para maior qualidade e maior número de cana-de-açúcar produzidas a cada safra.
O motivo disso é que a plantação de cana-de-açúcar necessita de rotação. Caso a rotação não aconteça, ocorre exploração do solo que impacta na qualidade do produto final. O amendoim, além de ter um ciclo curto, também ajuda na recuperação do solo degradado. Por isso, essa cultura tem sido a mais escolhida entre os produtores agrícolas.
Ciclo do amendoim
O ciclo do amendoim pode variar de acordo com o hábito de crescimento da cultivar. Como, por exemplo, se o cultivar for do tipo rasteiro, com ramificação alterada, o ciclo costuma ser mais longo. Já se o cultivar for do tipo ereto, com ramificação sequencial, o ciclo é bem mais curto.
Mas não é só o hábito de crescimento que impacta o ciclo. As condições climáticas da região em que o amendoim foi plantado também afeta a duração do ciclo. Mas, de modo geral, o ciclo pode variar de 90 a 180 dias.
Como fazer plantação de amendoim
Como mencionado anteriormente, para poder usufruir da rentabilidade, e de um produto de qualidade, é preciso saber como fazer a plantação de amendoim da forma correta. Ou seja, respeitando as necessidades da cultura.
Confira nos tópicos a seguir como plantar amendoim.
Época de plantio de amendoim
A temperatura e a umidade no solo têm grande importância para o plantio de amendoim. É fundamental respeitar as temperaturas adequadas para a cultura, que é de 20°C a 30°C, e que o solo tenha boa umidade.
Por isso, a época ideal pode variar de acordo com a região. Por exemplo, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Estados do Sul do país, o ideal é que a plantação ocorra nos meses de setembro a novembro. Já nos Estados da Bahia e Paraíba o plantio é feito em abril e maio.
Solo
Apesar de todos os tipos de solo poderem ser usados para o plantio de amendoim, ainda é recomendado ter alguns cuidados e seguir alguns critérios. Especialmente porque os grãos de amendoim são produzidos abaixo do solo. Os solos mais recomendados para essa cultura são os arenosos, férteis e bem drenados.
Caso seja necessário, é possível fazer o preparo do solo. Esse processo pode ser feito de forma convencional. Ou seja, com arações e gradagens antes do plantio.
Semeadura e espaçamento
Para que a semeadura seja feita de forma correta, é recomendado que o plantio siga profundidades de 3 cm a 8 cm. Em solos arenosos, essa profundidade deve ser maior.
Em questão da quantidade de sementes a ser plantada por metro, tudo depende do cultivar escolhido. Mas, as recomendações gerais são de 18 a 20 sementes por metro para cultivares do tipo ereto, com espaçamento de 60 cm entre as linhas.
Já para os cultivares do tipo rasteiro, o espaçamento entre as linhas deve ser de 80 cm e 90 cm, e apenas 14 a 15 sementes devem ser plantadas por metro.
Colheita
A colheita pode ser feita quando 70% das vagens das plantas de amendoim tiverem alcançado o estágio de maturidade. Esse estágio pode ser observado pelo preenchimento das vagens e pelo amarelamento das folhas da planta.
O arranquio, ou seja, a retirada da planta do solo, pode ser feito de forma manual ou mecânica. No entanto, é recomendado que ele seja sempre feito em dia de sol.
Após o arranquio, deve-se recolher as vagens e começar o processo de secagem. A secagem das vagens é fundamental. Elas não podem ser armazenadas em locais úmidos. Caso contrário, podem desenvolver doenças causadas por fungos.
Pragas e doenças do amendoim
Além de pragas e doenças, a plantação de amendoim também pode ser afetada por plantas daninhas. Essas plantas podem reduzir, significativamente, a produtividade da cultura do amendoim.
Dentre as principais plantas daninhas que afetam o amendoim, estão: apaga-fogo, capim-carrapicho, capim-pé-de-galinha, picão-preto, poaia-branca, tiririca, trapoeraba e
capim-amargoso.
Diversas doenças podem afetar a plantação do amendoim. Elas podem se desenvolver pelo sistema de manejo escolhido ou até mesmo pelas condições climáticas. As doenças que mais atingem a cultura são: ferrugem, mancha-castanha, mofo-branco, pinta-preta, podridão de rhizoctonia e verrugose.
Já as principais pragas do amendoim são: cigarrinha-verde, lagarta do pescoço vermelho, lagarta marrom, tripes do prateamento, percevejo preto, lagarta elasmo, percevejo marrom e mosca branca.
Conheça o Flame WG
Para controlar e proteger a plantação de amendoim dessas pragas, doenças e plantas daninhas, é preciso fazer o manejo correto.
Na Green Place você encontra produtos agrícolas específicos para cada cultura, inclusive para o amendoim. Como, por exemplo, o Flame WG, um inseticida sistêmico de contato e ingestão, com registro para aplicação aérea.
Esse inseticida conta com efeito de choque, seletividade e contribui para o manejo de resistência. Ele possui amplo espectro de controle, especialmente em vaquinha-verde-amarelo e mosca branca.
Além de ser indicado para a cultura do amendoim, ele também possui registro para mais de 50 cultivos. E, assim como os demais produtos da Green Place, foi desenvolvido seguindo os ideais da agricultura sustentável.