As abelhas são um dos insetos com maior impacto na vida dos seres humanos e no meio ambiente. Algumas pessoas reduzem essas pequenas criaturas voadoras a apenas produtoras de mel. No entanto, elas são muito mais que isso. As abelhas na agricultura, por exemplo, são seres essenciais para o desenvolvimento de diversas culturas.
A importância da abelha na agricultura e no mundo é tão grande que em 2017 a Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial das Abelhas, celebrado em 20 de maio. Existem cerca de 25 mil espécies de abelhas espalhadas por todo o mundo, exceto pela Antártida.
No entanto, esse inseto corre risco de ser extinto pelo uso incorreto de agrotóxicos nas lavouras. Por isso, produtores rurais e entidades do meio agrícola estão cada vez mais incentivando a agricultura sustentável, ou agricultura verde, como meio de preservar essas vidas.
Neste conteúdo falamos mais sobre a importância das abelhas no meio agrícola, o que fazer para preservá-las e mais. Então, continue lendo até o final para saber mais sobre esse importante assunto!
Importância das abelhas na agricultura
Quando falamos em abelhas, é comum as pessoas pensarem em mel ou picada. No entanto, das mais de 25 mil espécies que existem, apenas uma minoria produz mel. E, no Brasil, a maioria das espécies não têm ferrão. Ou seja, não poderiam picar as pessoas.
Mas, muito além da produção do mel, as abelhas na agricultura exercem um papel crucial para que diversas culturas se desenvolvam e diversos alimentos continuem chegando nas mesas da população mundial.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, cerca de 70% das culturas usadas na agricultura dependem do sistema de polinização. A polinização é o processo de levar pólen de flores masculinas para as flores femininas. Esse sistema é um dos principais meios de manter a biodiversidade no planeta Terra.
Apesar de existirem outros responsáveis pela polinização, como por exemplo, vespas, borboletas, pássaros e até mesmo o vento e chuva, são as abelhas as maiores polinizadoras.
Cerca de 3/4 das culturas usadas na agricultura para a produção de alimentos dependem da polinização para uma produção de qualidade e quantidade. Ou seja, além de manter a biodiversidade do mundo, as abelhas também são responsáveis por muitos alimentos.
Qual o papel da abelha na natureza?
As abelhas são o único grupo de insetos que durante todo o seu ciclo de vida, ou seja, desde larvas e pupas até as abelhas adultas, se alimentam exclusivamente de recursos florais.
Para que possam se alimentar de forma adequada, as abelhas coletam pólen e o néctar de diversas espécies de flores. Com isso, as abelhas ajudam muitas plantas no processo de fertilização e reprodução.
Além da polinização ser crucial para a sobrevivência de algumas espécies de plantas e flores, ela também garante melhor qualidade nutricional do produto final, principalmente em espécies frutíferas.
Graças às abelhas, o equilíbrio dos ecossistemas e a variação genética necessária para o desenvolvimento e reprodução das plantas é garantido.
Por que as abelhas estão sumindo?
Nos últimos anos, o desaparecimento e a morte em massa das abelhas vêm preocupando muitos apicultores e agricultores. Tanto que foi dado um nome oficial para esse acontecimento, conhecido como CCD sigla em inglês para Colony Collapse Disorder, ou em tradução para o português, Síndrome do Colapso das Colônias.
O primeiro relato de desaparecimento em grande escala desses insetos veio dos Estados Unidos da América, mas, hoje em dia, esse já é um problema que engloba outros locais, como Europa, América do Norte, América Latina e o Brasil.
Mas afinal, o que está causando esse desaparecimento? Existem muitas respostas para essa pergunta! As causas podem ser naturais, causadas pelo homem e outras. Uma das principais causas de morte das abelhas causadas pelo homem, no Brasil, é o uso incorreto de de pesticidas para a agricultura.
Desmatamentos e queimadas causam inúmeros problemas, tanto para a biodiversidade, quanto financeira e até mesmo para a saúde humana. Além de todo o problema ecológico e do prejuízo ambiental que essas práticas oferecem, elas também afetam as abelhas.
Muitos ninhos e enxames são destruídos durante as queimadas. Com o desmatamento e as queimadas, diversas espécies de plantas que servem de alimento para as abelhas também são destruídas.
Além dessas situações causadas pelo homem, as abelhas também enfrentam doenças e vírus que podem ser fatais. As mudanças climáticas também possuem grande impacto negativo na vida das polinizadoras.
Consequências da falta de abelhas na agricultura
Já ficou claro a importância das abelhas na agricultura, certo? Sem elas, não existe polinização, sem polinização muitas espécies de plantas deixarão de existir, com isso, muitos alimentos também irão desaparecer. Consequentemente, o ser humano terá cada vez menos alimentos.
Vale lembrar também que animais se alimentam de frutas e plantas. Ou seja, todas as formas de seres vivos do planeta irão sofrer as consequências da falta das abelhas.
Diversas culturas, como maçã, pera, laranja, melão, melancia, café, algodão, soja, pêssego, abóbora, cebola, castanhas, abacate, morango, mirtilo, pepino e muitas outras dependem da polinização para um desenvolvimento saudável e de qualidade.
O desaparecimento das abelhas também pode causar grande impacto econômico. Estima-se que os ecossistêmicos da polinização são responsáveis por 10% do PIB agrícola, isso é equivalente a 200 bilhões de dólares por ano, mundialmente.
O que fazer para evitar a extinção das abelhas
Agora que a importância desses polinizadores ficou clara, chegou a hora de saber o que fazer para ajudar a manter as abelhas na agricultura desempenhando seu papel tão importante.
Existem algumas ações que todos os cidadãos podem fazer para ajudar na prevenção das abelhas. Como, por exemplo, tornar os quintais de casas ou praças e parques públicos em locais mais convidativos para as abelhas, com a criação de uma flora nativa.
A Green Place carrega em seu DNA os ideais da agricultura verde. E, por isso, nossos produtos especiais são desenvolvidos com base nesses ideais. Ou seja, não são nocivos para insetos benéficos, como as abelhas, atuam apenas contra as ameaças para as culturas e são formulados com compostos naturais.
Para saber mais sobre os produtos Green Place, entre em contato!